0 Comentários Por: /

COMISSÃO DO SENADO DEVE APROVAR DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTOS NA SEMANA QUE VEM

Relator acredita em apoio de Pacheco para imediata votação em plenário. Apesar de resistência da Fazenda, Lula não deverá vetar projeto que é apoiado por centrais sindicais.

Após adiamento devido pedido de vista coletivo, a expectativa é por aprovação do projeto de lei que desonera a folha de pagamento até 2027 na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado./ O relator da matéria, senador Ângelo Coronel, ressalta que o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, é “sensível” ao tema e deverá pautar o tema em plenário o quanto antes.

O relatório de Coronel rejeitou boa parte das alterações feitas na Câmara dos Deputados e manteve a desoneração da folha para municípios com até 142 mil habitantes. Ele defende que o impacto da medida se reverte em custos adicionais que as prefeituras têm com programas federais e diz que o assunto está pronto para ser aprovado.

Conforme o autor da lei, senador Efraim Filho, a expectativa é pela sensibilização do governo quanto ao tema. Segundo ele, não é esperado veto presidencial, mas se houver, há votos suficientes para a derrubada.

O Ministério da Fazenda tem resistência ao tema por conta da renúncia fiscal que a matéria representa. No entanto, o tema é visto com bons olhos pelo Palácio do Planalto, em razão das alegações de entidades patronais e de trabalhadores que alegam geração de empregos nos setores contemplados, incluindo call centers, indústria calçadista e vestuário, além da construção civil e transportes. A proposta permite que empresas de 17 ramos da economia substituam a contribuição previdenciária, de 20% sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta, que varia de 1% a 4,5%, de acordo com o serviço prestado.

https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/422906/comissao-do-senado-deve-aprovar-desoneracao-da-fol.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.