Home > Blog >

Contabilidade estratégica: confira 4 vantagens para as empresas

Saiba o que é a contabilidade estratégica e quais as vantagens no processo de coletar, analisar e estudar informações relacionadas às finanças do negócio.

Última atualização: 25/06/2019

A contabilidade empresarial tem como função coletar, registrar, analisar e estudar as informações relacionadas às finanças do negócio. Com esses dados, é possível orientar o empresário nas questões fiscais e tributárias, gerando mais segurança para o trabalho. Porém, esse processo pode ser ainda melhor com o uso da contabilidade estratégica. Isso porque o contador assume um papel maior do que um simples analista tributário-financeiro. O seu conhecimento sobre o negócio também passa a ser usado na definição de metas, na criação de planejamento estratégico e no desenvolvimento de processos corporativos. Ou seja, ele passa a ser um consultor que contribui para a tomada de decisões. Agora que você já sabe como funciona a contabilidade estratégica, que tal descobrir as vantagens de recorrer a esse processo? Acompanhe os tópicos abaixo!

4 vantagens da contabilidade estratégica para as empresas

1. Ter visão ampla do negócio

Por ter um entendimento amplo das questões financeiras da empresa, o contador passa a ter um grande conhecimento sobre a funcionalidade e execução do negócio. Com essa visão, ele pode auxiliar no desenvolvimento de planejamentos de curto, médio e longo prazos, assim como propor melhorias estratégicas para o empreendimento. Além disso, também permite um nível de avaliação maior, identificando falhas, gargalos e oportunidades. Com isso, trará argumentos ainda melhores para reforçar a tomada de decisões por parte do empresário e outros gestores.

2. Estabelecer metas alcançáveis

O desenvolvimento do negócio depende de metas e objetivos que sejam alcançáveis e que influenciem diretamente os resultados empresariais. O contador é um profissional que consegue ter tanto a visão macro do negócio quanto a visão micro do empreendimento. Assim, tem os subsídios necessários para apontar os melhores caminhos para seguir. Afinal, poderá indicar metas que estejam alinhadas com os cenários econômicos atuais e as possibilidades do seu negócio. Certamente, o desenvolvimento da empresa ficará melhor organizado e o planejamento estratégico será facilitado.

3. Usar os conhecimentos do contador com eficiência

O contador possui amplo conhecimento sobre a realidade da empresa, sobretudo quanto a questões relacionadas às finanças: fluxo de caixa, custos operacionais, despesas fixas e variáveis, entre outros assuntos. Dessa forma, ele conta com as ferramentas necessárias para ajudar a melhorar os processos gerenciais de uma empresa. Ao entender a contabilidade como um elemento estratégico, o empresário passa a ter no contador um consultor administrativo de alto nível, que pode contribuir de maneira determinante para o desenvolvimento do negócio como um todo.

4. Expandir o negócio com segurança

Quando se tem uma visão ampla do negócio, segurança para determinar as melhores metas e objetivos de trabalho, apoio de um profissional preparado e que conheça a fundo a empresa, fica mais fácil orientar os caminhos a serem seguidos pela companhia. Ou seja, é possível ter maior segurança para expandir o empreendimento. Afinal, você direcionará os seus recursos com eficiência e conseguirá alcançar melhores resultados. Assim, terá a chance de aumentar as vendas, melhorar processos e ser ainda mais competitivo. O desenvolvimento saudável de uma empresa depende de vários fatores e, como vimos ao longo deste artigo, a contabilidade estratégica é um processo eficiente para melhorar a percepção sobre a empresa e ter mais segurança nas tomadas de decisões. Por isso, é interessante recorrer a esse sistema em seu negócio e dar mais qualidade ao seu trabalho. E se você gostou deste artigo sobre contabilidade estratégica, aproveite para ler também nosso texto sobre erros no setor contábil. Assim, você aprende a evitá-los e torna seu negócio ainda mais competitivo.
Marlian

MARLIAN CONTABILIDADE

Empresa



MATÉRIAS RELACIONADAS

ATUALIZAÇÃO DOS EMISSORES DE DOCUMENTOS FISCAIS: NOVOS CAMPOS SERÃO OBRIGATÓRIOS A PARTIR DE 2026 COM A APROVAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA.

A Reforma Tributária está em fase de implantação na legislação brasileira. O primeiro passo já foi dado com a Emenda Constitucional nº 132/2023 e a sanção da Lei Complementar nº 214/2025, que institui os novos tributos: 🔹 IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) 🔹 CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) 🔹 IS (Imposto Seletivo)

CONTINUAR LENDO

IRPF: RECIBOS MÉDICOS EM PAPEL NÃO VALEM MAIS PARA PAGAMENTOS REALIZADOS EM 2025

Desde janeiro de 2025, médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentistas,psicólogos e terapeutas ocupacionais não podem mais emitir recibos de papel para fins fiscais.

CONTINUAR LENDO

ATUALIZAÇÕES FISCAIS: NOVAS REGRAS DO IBS, CBS E IS E O QUE MUDA NOS DOCUMENTOS FISCAIS ELETRÔNICOS

Com a aprovação da Lei Complementar nº 214/2025, foram criados três novos tributos: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS).

CONTINUAR LENDO

MATERIAIS
GRATUITOS

Guia da Tributação

Guia da Tributação

E-book Guia da Tributação: como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa

BAIXE GRÁTIS
Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Saiba como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa.

BAIXE GRÁTIS

Ver mais conteúdos