0 Comentários
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Por: /

Gestão financeira estratégica: por que é tão importante para sua empresa?

Adotar uma gestão financeira estratégica em uma empresa é fundamental para questões importantes como a redução de custos, a previsibilidade orçamentária e a otimização do uso dos recursos disponíveis. Isso, independentemente do tamanho ou do segmento de atuação do seu negócio.

Com a gestão correta é possível manter as contas da empresa no azul, garantindo a saúde financeira e a sobrevivência do negócio. Neste artigo vamos falar sobre o tema, abordando sua relevância para o sucesso de uma organização. Continue a leitura e acompanhe!

O conceito de gestão financeira estratégica

Produzir mais e melhor é o objetivo de toda empresa que busca o sucesso e consequentemente o lucro. Para atingir essa meta, no entanto, é preciso adotar uma estratégia financeira de acordo com as necessidades da empresa.

Na prática, isso quer dizer que os recursos de uma empresa devem ser geridos de maneira competente e adequada a diferentes situações e desafios do momento. Quando realizada da maneira correta, a gestão financeira é eficiente para traçar diagnósticos mais precisos, aproveitar melhor as oportunidades e propor soluções.

A importância de uma gestão financeira estratégica

Por mais óbvio que possa parecer, gerenciar os recursos financeiros de uma empresa adequadamente nem sempre é uma tarefa executada. A gestão financeira estratégica atua como o “coração da empresa”, pois é ela que manda recursos (bombeia o sangue) que garantem o funcionamento de todos os outros setores (órgãos).

Nesse contexto da analogia acima, o profissional responsável pela estratégia adotada seria o cérebro do negócio, que manda os comandos para o coração garantir que cada área esteja funcionando como deve e com o aproveitamento adequado.

Quando há falhas de informação, análise e/ou estratégia adotada, pode acontecer mal uso dos recursos disponíveis, resultando em erros de foco e/ou método, o que pode ocasionar desperdícios em alguma área e consequentemente escassez em outra.

Dicas para adotar uma gestão financeira estratégica em uma empresa

1. Invista no conhecimento sobre mercado e gestão financeira

Uma análise profunda do mercado ajuda a garantir que as empresas possam estudar as oportunidades, potencialidades, fraquezas e possíveis ameaças de acordo com fatores econômicos como inflação, crescimento, projeções e expectativas, entre outros.

2. Mantenha uma gestão orçamentária organizada


A organização é condição indispensável para uma gestão orçamentária estratégica, desde documentos até a separação de orçamentos pessoais e profissionais. Trabalhar de maneira organizada garante economia de tempo e diminui as falhas.

3. Tenha controle mensal

Acompanhar o desenvolvimento da estratégia financeira garante a análise do seu desenvolvimento, assim como possíveis reajustes e correções que possam surgir.

4. Aposte na tecnologia

A tecnologia é sempre uma aliada poderosa, pois permite mobilidade, praticidade e acesso rápido às informações importantes, que podem ser úteis na hora de tomar decisões.

Uma gestão contábil segura pode ser o caminho para alcançar essa meta com eficiência e de acordo com as necessidades da empresa.

Gostou de ficar por dentro de como ter uma gestão financeira estratégica? Você sabia que é possível economizar utilizando o regime tributário correto? Leia nosso guia e saiba tudo sobre tributação.

Restou alguma dúvida sobre este tema? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.