8 Comentários
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Por: /

Fique atento: evite estes riscos como empresário!

Empreender é se arriscar e encarar um mundo de incertezas. No entanto, todas as variáveis precisam ser calculadas a fim de que você corra menos riscos como empresário.

É certo que, sem um pouco de ousadia para enfrentar certas dificuldades, muitas empresas sequer existiriam. Entretanto, se conseguem se manter no mercado, é porque sobreviveram a algumas turbulências ao longo de sua trajetória.

Neste post vamos mostrar que riscos você pode (e deve!) evitar para manter a sua empresa. Não deixe de ler!

Antes de abrir o negócio: evite riscos como empresário

Os cuidados com sua empresa devem iniciar antes mesmo que suas atividades comecem. De acordo com o Sebrae, cerca de 25% das empresas fecham as portas antes de completarem dois anos de funcionamento — e esse número muito provavelmente poderia ser menor caso os empreendedores fizessem um bom planejamento e observassem algumas orientações, como as seguintes:

Desconsiderar o perfil de empreendedor

O futuro empresário precisa se analisar para saber se tem perfil empreendedor, capaz de encarar desafios, antecipando-se a problemas. Também é preciso ter habilidades gerenciais, para lidar com processos e pessoas — tanto funcionários e sócios como clientes —, além da capacidade de liderança, que faz toda a diferença.

Essa análise precisa ser objetiva e imparcial. Assim, se julgar necessário, pode ser interessante contar com um apoio profissional nessa hora. Além de se conhecer como empreendedor, é fundamental perceber se o tipo de negócio tem a ver com a sua personalidade e também se suas atribuições são adequadas para suas habilidades.

Negligenciar o plano de negócio

Um bom planejamento, bem realista, evita surpresas desagradáveis e frustrações para o empreendedor. Assim, invista seu tempo para elaborar um bom plano de negócio, definindo o mercado onde vai atuar, a linha de produtos ou serviços que vai oferecer, bem como uma estimativa dos custos iniciais com infraestrutura, marketing, entre outros.

Esse também é um bom momento para o benchmarking, pois a análise da experiência de empresas do mesmo segmento pode ajudá-lo a estruturar mais adequadamente o seu negócio.

Empreender sem reserva de capital

Iniciar um negócio sem reserva de capital é uma aventura perigosa, que oferece um risco desnecessário para o novo empresário. Essa reserva deve existir para resolver imprevistos que surjam ao abrir a empresa, sem que seja necessário contrair dívidas fazendo empréstimos bancários.

Riscos no cotidiano da empresa: é possível evitá-los

No dia a dia do seu negócio, qualquer negligência pode ocasionar problemas sérios que têm o potencial de até fechar a sua empresa. Os principais problemas aqui são de ordem fiscal e contábil, conforme veremos.

Abrir mão de uma consultoria contábil

A fim de reduzir custos, muitos empreendedores negligenciam atividades importantes para a saúde de seu negócio, como é o caso da contabilidade.

Existe uma gama imensa de taxas e tributos que a empresa tem com município, estado e federação, e uma boa consultoria contábil torna tudo mais claro e fácil para o novo empresário, afastando o risco de arcar com multas ou outras sanções mais sérias que podem ocorrer em virtude do descumprimento dessas obrigações.

Emitir notas fiscais incorretamente

Erros na emissão de notas fiscais podem levar a empresa a ter sérios problemas como os órgãos fiscalizadores. Por isso, é importante que haja uma orientação consistente na hora de emitir esse documento tão importante.

Uma boa recomendação é a opção pelo uso da Nota Fiscal Eletrônica que, aliada a softwares adequados, pode facilitar e automatizar o processo, minimizando a ocorrência de erros.

Fazer o balanço de forma inadequada

O balanço patrimonial é uma das principais demonstrações contábeis da empresa e mostra qual é a situação do patrimônio do empreendimento em determinado momento. Ele é essencial para orientar o processo de tomada de decisão e para o planejamento financeiro da empresa, por trazer a real situação das contas do seu negócio.

Assim, negligenciar esse documento significa apostar no escuro, sem ter a visão do que pode ou não ser feito do ponto de vista financeiro.

Essas informações foram úteis para você evitar riscos como empresário? Então, para receber mais conteúdos ricos sobre empreendedorismo e contabilidade, assine a nossa newsletter e receba periodicamente os nossos informativos!

8 comentários sobre “Fique atento: evite estes riscos como empresário!”

  1. Olá pessoal somos do blog ultradicas e gostamos muito de ver o conteúdo do seu blog. Vamos acompanhar mais vezes seu blog porque gostamos muito. Vamos assinar o feed
    abraços
    equipe ultradicas

  2. Muito bom ponto de vista e exatidão no conteudo. Palavras simples muitas vezes expressa o que temos no coração e a decisão cabe a cada um de nós mesmos sobre isso. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.