8 Comentários Por: /

O que é gestão fiscal e como otimizá-la? Aprenda!

Toda empresa, independentemente do seu porte, deve se preocupar com sua gestão fiscal. Algo que poderá ser desempenhado com muita tranquilidade ou de forma bastante árdua, dependendo do modo como ela venha a ser planejada, executada e controlada.

Neste artigo, buscaremos apresentar uma noção desse tipo de administração, sua importância para o empreendimento e modos de torná-la mais eficiente e eficaz. Vamos em frente e confira!

O que é gestão fiscal

A gestão fiscal pode ser entendida como o conjunto de procedimentos administrativos voltados ao adequado cumprimento das obrigações tributárias da empresa, principalmente:

  • a apuração e pagamento de tributos devidos (impostos, taxas, contribuições etc.);
  • a entrega de informações exigidas pelos Fiscos (as chamadas obrigações acessórias, como declarações, relatórios, arquivos, registros e informes).

Esse gerenciamento cuida ainda do aspecto legal (manter-se atualizado e atender à legislação pertinente) e financeiro (economia com o pagamento de impostos, dentro das condições permitidas pela lei).

Desse modo, uma adequada administração tributária numa organização que visa ao lucro se refletirá inclusive em seus ganhos, seja pela racionalização de recursos (pessoas, materiais e equipamentos), seja por seu impacto em sua saúde financeira.

A importância da administração tributária

Que a carga tributária em nosso país é elevadíssima, já é senso comum, sem contar a complexa burocracia governamental que envolve a área, o que não raro traz muitas preocupações e consome um tempo valioso dos responsáveis por esse setor na empresa.

Essas razões já são mais que suficientes para que uma firma não poupe esforços em administrar sua vida fiscal de forma eficiente. Agindo assim, ela não só se protege contra uma possível fiscalização, como pode monitorar custos tributários, visando reduzi-los da melhor maneira possível, sem incorrer em crimes e irregularidades.

Porém, para administrar seus tributos de forma correta e justa, a empresa precisa adotar certas medidas apropriadas a esse objetivo, como veremos a seguir.

Ações para otimizar os procedimentos fiscais

A automação dos procedimentos fiscais é de fundamental importância numa gestão séria e competente. O uso de tecnologias corretas permitirá uma significativa redução do tempo consumido nessa atividade e a produção de dados e informações precisas e confiáveis.

Nesse ponto, podemos mencionar as seguintes medidas com o objetivo de aperfeiçoar sua administração:

  • disponibilizar a documentação de suas transações em ambiente informatizado “nas nuvens”, podendo assim ser acessada por pessoas devidamente autorizadas (contador, gerentes, escriturários etc.) em momentos e locais distintos;
  • instalação de programas para emissão de documentos (por exemplo: a Nota Fiscal Eletrônica — NF-e);
  • uso de sistemas de softwares integrados, como o Enterprise Resource Planning — ERP (em português: Planejamento de Recursos da Empresa).

Considere ainda a possibilidade de terceirizar sua contabilidade e escrituração fiscal. Existem muitos escritórios que contam com profissionais altamente competentes e que fazem uso das mais modernas tecnologias disponíveis no mercado. Além disso, você poderá contar com serviços complementares de alto valor agregado: planejamento tributário, inteligência fiscal, auditoria contábil, entre outros.

Este artigo apresentou a noção de gestão fiscal e mostrar sua importância nos negócios empresariais, mas se você necessita de mais informações sobre o assunto, basta seguir-nos nas redes sociais: estamos no Facebook e também no LinkedIn. Até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.