0 Comentários Por: /

CONGRESSO NACIONAL CONCLUI VOTAÇÃO DAS NOVAS REGRAS SOBRE TRABALHO DE GESTANTES NA PANDEMIA

Projeto foi aprovado nesta quarta-feira, dia 16 de fevereiro (foto: Roque Sá/Agência Senado)
Projeto foi aprovado nesta quarta-feira, dia 16 de fevereiro (foto: Roque Sá/Agência Senado)

Florianópolis, 17.2.2022 – A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, dia 16 de fevereiro – rejeitando as emendas do Senado -, o projeto que muda regras sobre o trabalho de gestantes durante a pandemia. O projeto aprovado prevê que o custo do afastamento será de responsabilidade do INSS quando inviável o trabalho remoto, e que, após a imunização, a gestante deverá retornar ao trabalho presencial. A proposta será enviada à sanção presidencial para então entrar em vigor. 

“A FIESC acompanhou a tramitação da matéria, apoiando a solução dada ao impasse decorrente da Lei 14.151/2021, sem impor custos adicionais às empresas”, avalia o presidente da Câmara de Relações Trabalhistas da entidade, Durval Marcatto Júnior. 

É importante destacar que continua em vigor o afastamento completo da trabalhadora gestante do trabalho presencial, e o custo permanece sendo pago pelo empregador até que o projeto aprovado pela Câmara nesta quarta-feira seja sancionado pelo presidente da República. 

Depois que o projeto for sancionado, exceto se o empregador optar por manter a trabalhadora em teletrabalho com a remuneração integral, a empregada gestante deverá retornar à atividade presencial nas hipóteses de:

– encerramento do estado de emergência; 
– após sua vacinação, a partir do dia em que o Ministério da Saúde considerar completa a imunização; 
– se ela se recusar a se vacinar contra o novo coronavírus, com termo de responsabilidade; ou 
– se houver aborto espontâneo com recebimento da salário-maternidade nas duas semanas de afastamento garantidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

Fonte: Fiesc (https://fiesc.com.br/pt-br/imprensa/congresso-nacional-conclui-votacao-das-novas-regras-sobre-trabalho-de-gestantes-na)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.