Home > Blog >

Conheça 5 softwares de gerenciamento de projetos que vão melhorar o desempenho de sua equipe

Os softwares de gerenciamento de projetos são capazes de subsidiar trabalhos de gestão dentro e fora das organizações. Conheça 5 programas mais utilizados!

Última atualização: 17/10/2018

Os softwares de gerenciamento de projetos são capazes de subsidiar trabalhos de gestão dentro e fora das organizações e, justamente por isso, são indispensáveis. Com esses sistemas, é possível organizar ações, melhorar o controle das informações, manter a equipe atualizada, reduzir custos operacionais e acompanhar resultados. Em meio a inúmeras opções existentes no mercado, listamos, a seguir, os 5 programas mais utilizados para gerenciar projetos. Confira!

5 softwares de gerenciamento de projetos que você deve considerar para a sua empresa

1. Trello

O Trello é baseado no sistema de gestão de projetos criado por Taiichi Ohno, ex-presidente da Toyota. Cada função a ser desempenhada é representada por 3 cartões — tarefas a serem feitas, em andamento e finalizadas — o que permite visualizar um projeto de forma instantânea e intuitiva. Para cada atividade, é possível adicionar colaboradores, criar checklists, anexar arquivos e fazer comentários. É tudo muito simples e eficaz. Disponível para: Android, iOS, Mac e Windows. Valor: gratuito.

2. Asana

A ferramenta elaborada por Justin Rosenstein e Dustin Moskovitz (dois ex-funcionários do Facebook) para gerenciar projetos e fluxos permite que os utilizadores configurem interfaces conforme suas necessidades e padrões de produtividade. O Asana concede mais flexibilidade no controle de funções, notifica avanços, prazos e mantém todo o processo em ordem. Disponível para: Android e iOS. Valor: gratuito para até 15 usuários.

3. MS Project

O Microsoft Project é um programa que atua em diferentes etapas da gestão de projetos. Contudo, ele está diretamente relacionado às fases de controle e planejamento de um projeto. A utilização desse software é indispensável para obter sucesso na execução de planos predefinidos. Por meio de suas funcionalidades, gestores conseguem administrar recursos, formar cronogramas, computar orçamentos, estudar oportunidades de crescimento, medir o desempenho e avaliar riscos. Além disso, também elabora e programa tarefas, estabelece limites de custos, controla prazos, determina recursos e o nível de relevância de um projeto. Disponível para: Android, iOS, Mac e Windows. Valor: pago.

4. Todoist

Considerado um concorrente direto do Trello, o Todoist garante uma gama enorme de customizações, simplificando a adaptação para os mais diferentes usuários/equipes. Sua interface é bastante dinâmica e intuitiva, e seu arranjo divide projetos e tarefas. O app ainda programa avisos sobre prazos conforme as prioridades do usuário. Adapta-se com facilidade ao Getting Things Done (GTD) — metodologia mais utilizada no mundo corporativo. Além disso, a ferramenta pode acompanhar seu "karma", uma espécie de índice de evolução e produtividade que avança conforme os pontos das tarefas concluídas vão sendo adquiridos. Disponível para: Android, iOS, Mac e Windows. Valor: gratuito.

5. Basecamp

O Basecamp foi desenvolvido pensando em profissionais de diversos departamentos que atuam em conjunto no mesmo círculo de projetos e funções. A sua interface dinâmica — que torna sua implantação mais ágil e com baixo custo — garante que várias pessoas estejam cientes, simultaneamente, sobre o andamento das atividades. Desse modo, discussões, reuniões e retrabalhos são eliminados mais facilmente. Os projetos podem ser segmentados em 12 níveis de prioridade, de acordo com as demandas/necessidades do negócio. Assim como em outras ferramentas, é possível inserir arquivos e tags (rótulos) para tarefas, tornando-as mais dinâmicas. Disponível para: Android, iOS, Mac, Windows. Valor: teste gratuito para até 60 dias. Esperamos que as nossas sugestões de softwares de gerenciamento de projetos ajudem você a encontrar as melhores opções para a sua empresa. Aproveite e baixe todos para fazer testes e descobrir quais são mais compatíveis com suas atividades e demandas. Gostou do post? Então não deixe de assinar nossa newsletter para receber mais novidades!
Marlian

MARLIAN CONTABILIDADE

Empresa



MATÉRIAS RELACIONADAS

ATUALIZAÇÃO DOS EMISSORES DE DOCUMENTOS FISCAIS: NOVOS CAMPOS SERÃO OBRIGATÓRIOS A PARTIR DE 2026 COM A APROVAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA.

A Reforma Tributária está em fase de implantação na legislação brasileira. O primeiro passo já foi dado com a Emenda Constitucional nº 132/2023 e a sanção da Lei Complementar nº 214/2025, que institui os novos tributos: 🔹 IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) 🔹 CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) 🔹 IS (Imposto Seletivo)

CONTINUAR LENDO

IRPF: RECIBOS MÉDICOS EM PAPEL NÃO VALEM MAIS PARA PAGAMENTOS REALIZADOS EM 2025

Desde janeiro de 2025, médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentistas,psicólogos e terapeutas ocupacionais não podem mais emitir recibos de papel para fins fiscais.

CONTINUAR LENDO

ATUALIZAÇÕES FISCAIS: NOVAS REGRAS DO IBS, CBS E IS E O QUE MUDA NOS DOCUMENTOS FISCAIS ELETRÔNICOS

Com a aprovação da Lei Complementar nº 214/2025, foram criados três novos tributos: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS).

CONTINUAR LENDO

MATERIAIS
GRATUITOS

Guia da Tributação

Guia da Tributação

E-book Guia da Tributação: como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa

BAIXE GRÁTIS
Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Saiba como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa.

BAIXE GRÁTIS

Ver mais conteúdos