Se você cuida da gestão contábil da sua empresa e deseja saber como fazer para elaborar um bom planejamento estratégico, então você precisa conhecer o Balanced Scorecard.
Você já ouviu falar nessa metodologia de gerenciamento? Confira, a seguir, tudo o que diz respeito a esta técnica, que pode melhorar diversos processos de um negócio, independentemente de seu porte. Confira!
O que é Balanced Scorecard (BSC)?
É um tipo de ferramenta que permite que qualquer empreendimento possa ter uma visão extremamente nítida sobre como estão as suas metas e estratégias.
Assim, a intenção dessa fórmula é realizar um balanço para medir a performance organizacional por meio de alguns indicadores que vão trazer resultados. Desse modo, mediante uma percepção clara do seu setor, você poderá mudar diversas atividades para aumentar a eficiência,
reduzir custos e melhorar os seus recursos.
O BSC faz um balanceamento de como anda a situação geral do negócio, embasando-se em quatro categorias que geram diversos indicadores:
- Financeiro: rentabilidade, exemplo, Retorno Sobre o Investimento (ROI) e Retorno Sobre o Capital Empregado (ROCE)
- Clientes: lealdade dos clientes e pontualidade de entrega, exemplo, Taxa de Consumidores Fidelizados (TCF) e Taxa de Pontualidade (TP)
- Processos Internos: qualidade do processo, exemplo, Tempo de Parada de Setup (TPS)
- Aprendizado e crescimento: capacidade dos funcionários, exemplo, Porcentagem de Equipes Treinadas (PET)
Como implantar o Balanced Scorecard na gestão contábil?
Geralmente, o BSC é segmentado em atividades que devem ser desenvolvidas. Seus criadores, David Norton e Robert Kaplan, definiram alguns processos que ajudam a colocar essa metodologia em prática. Confira quais são eles e como encaixá-los na gestão contábil!
Visão
Esse processo proporciona um alinhamento sobre a estratégia e visão da contabilidade. Essa percepção precisa ser compartilhada por todos os profissionais envolvidos, desde o gestor até aqueles que executam as tarefas diárias: os colaboradores.
Quando isso acontece, a estratégia pode ser definida em termos operacionais, permitindo a elaboração de mapas estratégicos — esboços que simplificam e trazem mais transparência para o setor contábil.
Comunicação e ligação
O passo seguinte representa a comunicação do que foi determinado na etapa anterior. A finalidade é incorporar os setores correlacionados (administrativo,
fiscal, compra e venda) e seus respectivos níveis hierárquicos para que os objetivos tanto departamentais quanto individuais sejam cumpridos.
A intenção é identificar as atividades-fim, que são as que fazem a empresa caminhar adiante. Dessa forma, é possível selecionar as melhores medidas de desempenho para acompanhá-las e avaliar se o caminho estabelecido está correto.
Planejamento setorial
Nesta fase é necessário alocar recursos do setor contábil e definir prioridades. Para isso, basta estabelecer metas atingíveis e incentivar os colaboradores a cumpri-las. Assim, promove-se o engajamento e viabilizam-se as mudanças necessárias para o desenvolvimento das atividades.
Feedback
O retorno dos procedimentos realizados pelos colaboradores é fundamental, pois se a equipe envolvida for informada constantemente sobre a qualidade de seu desempenho certamente se sentirá engajada em melhorar suas tarefas.
Isso é extremamente importante para a contabilidade de um negócio, uma vez que qualquer tipo de erro pode gerar uma bola de neve, o que dificulta a resolução de problemas.
Como garantir a eficiência do BSC?
Por fim, o segredo para o sucesso do BSC é usá-lo conforme a realidade da sua empresa, ou seja, sem exageros. Além disso, vale frisar que qualquer novidade operacional deve ser avaliada pela gestão contábil, para evitar o desalinhamento de informações — uma
consultoria especializada em contabilidade é uma excelente alternativa para ajudá-lo nesta empreitada.
E então, o que achou deste post? Esperamos que ele possa ajudá-lo a implantar o Balanced Scorecard na gestão contábil da sua empresa.
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