Home > Blog >

Confira 6 dicas para melhorar a sua gestão de pessoas

Confira 6 dicas de gestão de pessoas para que a sua empresa consiga aumentar a produtividade sem que seja necessário ampliar a folha de pagamento.

Última atualização: 11/06/2019

Muito se fala sobre o potencial e os benefícios que um verdadeiro líder pode obter com sua equipe, os quais vêm quando se mantém uma gestão personalizada, tendo os colegas de trabalho como foco. Dessa forma, a empresa consegue aumentar sua produtividade sem que seja necessário ampliar a folha de pagamento. Para atingir esse objetivo, selecionamos 6 dicas de gestão de pessoas. Então, continue conosco para conferir as melhores recomendações!

6 dicas para melhorar a gestão de pessoas

1. Promova o desenvolvimento de competências

Você pode elevar o potencial de sucesso do seu time ao investir em práticas para o desenvolvimento de novas competências e a aquisição de conhecimentos relevantes. Existem diversas alternativas para proporcionar esse desenvolvimento, como palestras, cursos, programas de educação empresarial, treinamentos e workshops. Também é possível oferecer incentivos para os profissionais que desejam se qualificar de outras formas, estudando línguas estrangeiras ou fazendo uma especialização.

2. Seja transparente

Esclarecer as situações pelas quais a empresa passa com transparência é outro fator que influencia positivamente na gestão de pessoas. Ao prezar pela clareza, o gestor transmite mais confiança e faz com que sua equipe se sinta integrante do processo como um todo. Assim, cada colaborador toma conhecimento da importância da sua função e quais resultados deve atingir.

3. Aprenda a delegar

Delegar tarefas é um aspecto que exige muita atenção do gestor, porque deve existir um equilíbrio no grau de acompanhamento dos colaboradores. Você, ao gerenciar um time, não pode querer controlar tudo, pois sua equipe precisa desenvolver autonomia para realizar o que foi solicitado. Por outro lado, não pode se distanciar completamente, já que os colaboradores podem solicitar o seu auxílio para entregar os resultados esperados. Para encontrar o equilíbrio, portanto, seu trabalho deve ser de facilitador. Analistas de RH conversando sobre dicas de gestão de pessoas.

4. Planeje (e realize!) reuniões de feedback

Promova sempre reuniões de coaching e feedback. Também é recomendado elaborá-las sempre que a empresa for passar por um período de produção sazonal intensa. Dessa forma, os assuntos estratégicos podem ser discutidos e postos em prática logo em seguida. É importante evitar apenas avaliações anuais, especialmente se você tiver profissionais da geração Y e millennials no seu time, uma vez que esses funcionários valorizam a busca de um trabalho gratificante do ponto de vista pessoal. Assim, conceder essa oportunidade para que eles encontrem motivos para seguir uma carreira na sua empresa por meio de um feedback construtivo é um excelente ponto de partida.

5. Recompense seu pessoal

Reúna todos da empresa e recompense os funcionários que mais se destacam por suas conquistas e inovações. Vale citar que a gratificação não precisa ser somente financeira. Alguns colaboradores, por exemplo, valorizam outras formas de reconhecimento no ambiente organizacional, como flexibilidade de horários e independência na execução de suas tarefas. Pense que um prodígio pode estar em qualquer setor. Por isso, fique atento e não se esqueça de reconhecer todas as pessoas que apresentarem bom desempenho, e uma boa ideia para isso é promover oportunidades internas, as quais mantêm os talentos motivados.

6. Invista em novas tecnologias

Novas tecnologias vieram para ficar e as operações de aprendizagem e avaliação, que devem ser mais dinâmicas, eficientes e estimulantes, só têm a ganhar com a implantação dessas inovações. As soluções online, por exemplo, eliminam o controle manual de planilhas, trazem mais agilidade e diminuem a incidência de erros. Tudo isso pode gerar o nível ideal de credibilidade/satisfação interna e externa de que sua empresa precisa. Esperamos que essas dicas de gestão de pessoas possam ajudar sua empresa a se destacar da concorrência. Se essas recomendações forem postas em prática, todos trabalharão em conjunto para atingir seus objetivos em comum, o que aumenta as chances de sua marca reduzir custos e conquistar um lugar de grande importância no mercado. Gostou deste conteúdo? Que tal receber nossas novidades por e-mail? Basta assinar nossa newsletter e ficar por dentro das melhores informações!
Marlian

MARLIAN CONTABILIDADE

Empresa



MATÉRIAS RELACIONADAS

ATUALIZAÇÃO DOS EMISSORES DE DOCUMENTOS FISCAIS: NOVOS CAMPOS SERÃO OBRIGATÓRIOS A PARTIR DE 2026 COM A APROVAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA.

A Reforma Tributária está em fase de implantação na legislação brasileira. O primeiro passo já foi dado com a Emenda Constitucional nº 132/2023 e a sanção da Lei Complementar nº 214/2025, que institui os novos tributos: 🔹 IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) 🔹 CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) 🔹 IS (Imposto Seletivo)

CONTINUAR LENDO

IRPF: RECIBOS MÉDICOS EM PAPEL NÃO VALEM MAIS PARA PAGAMENTOS REALIZADOS EM 2025

Desde janeiro de 2025, médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentistas,psicólogos e terapeutas ocupacionais não podem mais emitir recibos de papel para fins fiscais.

CONTINUAR LENDO

ATUALIZAÇÕES FISCAIS: NOVAS REGRAS DO IBS, CBS E IS E O QUE MUDA NOS DOCUMENTOS FISCAIS ELETRÔNICOS

Com a aprovação da Lei Complementar nº 214/2025, foram criados três novos tributos: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS).

CONTINUAR LENDO

MATERIAIS
GRATUITOS

Guia da Tributação

Guia da Tributação

E-book Guia da Tributação: como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa

BAIXE GRÁTIS
Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Saiba como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa.

BAIXE GRÁTIS

Ver mais conteúdos