REFORMA TRIBUTÁRIA TRAZ MUDANÇAS PARA OS MEIS A PARTIR DE 2026

Nova categoria de nanoempreendedor e emissão obrigatória de notas fiscais estão entre as mudanças que exigem atenção redobrada dos pequenos negócios.

Última atualização: 15/09/2025

Nova categoria de nanoempreendedor e emissão obrigatória de notas fiscais estão entre as mudanças que exigem atenção redobrada dos pequenos negócios.

A Reforma Tributária vai mudar a rotina de quem empreende no Brasil. Para os microempreendedores individuais (MEIs), as alterações incluem novidades como a obrigatoriedade de emissão de notas fiscais e a adoção do sistema de recolhimento automático de impostos. Entender desde já essas mudanças é essencial para se planejar e evitar impactos no dia a dia do negócio.

No caso dos microempreendedores individuais (MEIs), o regime simplificado será mantido, mas haverá alterações operacionais. Entre elas está a exigência gradual de emissão de nota fiscal em todas as vendas e a criação da categoria de nanoempreendedor, voltada para quem fatura até R$ 40,5 mil por ano. Essa categoria ficará isenta de novos tributos, como a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), de competência federal, e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de competência estadual e municipal.

Como se preparar

Recomenda-se que os empreendedores comecem a emitir notas fiscais em todas as operações, reforcem o controle financeiro para lidar com as retenções automáticas, acompanhem as atualizações legais e busquem orientação contábil e consultorias especializadas.

A gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae Alagoas, Íria Almeida, reforça que os MEIs terão tempo para se adequar. “A Reforma Tributária será implementada de forma gradual até 2033. Ou seja, as mudanças não serão sentidas de imediato, e o MEI terá tempo para se adaptar. Isso é relevante para não gerar pânico ou sensação de urgência desnecessária. O Sebrae disponibiliza cartilhas, cursos, palestras e consultorias para orientar os MEIs sobre a Reforma, auxiliando nesse processo e mantendo os empreendedores atualizados”, destaca.

Fonte: Sebrae Alagoas https://fenacon.org.br/reforma-tributaria/reforma-tributaria-traz-mudancas-para-os-meis-a-partir-de-2026/

Marlian

fonix

Owners



MATÉRIAS RELACIONADAS

RESOLUÇÃO ATUALIZA REGRAS DO SIMPLES NACIONAL PARA CONTADORES E EMPRESÁRIOS SIGNIFICA MAIOR ATENÇÃO À CONSISTÊNCIA DAS INFORMAÇÕES PRESTADAS

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou a Resolução n.º 183/2025, que altera pontos importantes da Resolução CGSN n.º 140/2018, norma que regulamenta o regime simplificado de tributação destinado às micro e pequenas empresas.

CONTINUAR LENDO

REFORMA TRIBUTÁRIA PODE ELEVAR CUSTOS E ALTERAR COMPETITIVIDADE DO SETOR DE SERVIÇOS

Especialistas alertam que o novo modelo de tributação pode aumentar a carga fiscal das empresas de serviços e comprometer a previsibilidade dos negócios.

CONTINUAR LENDO

OPERAÇÃO JOGO JUSTO: FAZENDA IDENTIFICA 850 IRREGULARIDADES NO USO DE MÁQUINAS DE CARTÃO PELO VAREJO DE SC

Com o objetivo de coibir irregularidades no uso das máquinas de cartão pelo varejo de Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) realizou a Operação Jogo Justo, de forma simultânea, em 34 cidades catarinenses. A ação, que teve o apoio da Polícia Militar, resultou na identificação de irregularidades em 660 dos 1.268 estabelecimentos comerciais fiscalizados, totalizando 850 infrações — houve casos em que foi constatada mais de uma irregularidade de um mesmo contribuinte.

CONTINUAR LENDO

MATERIAIS
GRATUITOS

Guia da Tributação

Guia da Tributação

E-book Guia da Tributação: como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa

BAIXE GRÁTIS
Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Saiba como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa.

BAIXE GRÁTIS

Ver mais conteúdos