MP QUE PROÍBE COBRANÇA DIFERENCIADA POR TRANSAÇÕES COM PIX É PUBLICADA

Medida provisória equipara Pix a dinheiro em espécie, proibindo cobranças adicionais e penalizando estabelecimentos que descumprirem a regra.

Última atualização: 20/01/2025

Medida provisória equipara Pix a dinheiro em espécie, proibindo cobranças adicionais e penalizando estabelecimentos que descumprirem a regra.

O governo federal publicou, nesta quinta-feira (16), no Diário Oficial da União, uma medida provisória (MP) que impede a cobrança de tributos e valores adicionais em transações realizadas via Pix.

A medida classifica como prática abusiva a imposição de preços, encargos ou valores superiores para pagamentos feitos por Pix à vista, seja em estabelecimentos físicos ou virtuais.

A medida provisória equipara o pagamento via Pix à vista ao uso de dinheiro em espécie, reforçando que não deve haver incidência de tributos, como impostos, taxas ou contribuições, nessas transações.

De acordo com o texto, os fornecedores que infringirem a medida estarão sujeitos às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor. Além disso, a norma determina que as empresas informem de forma clara e objetiva a proibição de cobranças extras em pagamentos realizados por Pix.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública será responsável por criar um canal digital para orientar consumidores e receber denúncias de irregularidades ou crimes relacionados a essas práticas.

A medida entra em vigor imediatamente, garantindo mais transparência e proteção para consumidores que optam pelo Pix como forma de pagamento. Empresas devem ajustar seus procedimentos para evitar penalidades e assegurar o cumprimento da legislação.

https://www.contabeis.com.br/noticias/68912/mp-que-proibe-cobranca-com-pix-e-publicada/

Marlian

fonix

Owners



MATÉRIAS RELACIONADAS

REFORMA TRIBUTÁRIA ELEVA ITCMD EM 14 ESTADOS E PODE AUMENTAR COBRANÇA DE HOLDINGS FAMILIARES

Reforma tributária propõe novo cálculo do ITCMD com base no valor de mercado, impactando holdings familiares e planejamentos sucessórios.

CONTINUAR LENDO

RECEITA FEDERAL ORIENTA FONTES PAGADORAS E CONTRIBUINTES A CALCULAR A REDUÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA A PARTIR DE 1º DE JANEIRO DE 2026

Rendimentos tributáveis até R$ 7.350,00 (sete mil, trezentos e cinquenta reais) terão redução do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física – IRPF

CONTINUAR LENDO

REFORMA TRIBUTÁRIA DO CONSUMO: RECEITA FEDERAL E COMITÊ GESTOR DO IBS PUBLICAM DIRETRIZES PARA INÍCIO DA CBS E DO IBS EM 2026

A Receita Federal do Brasil (RFB) e o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS) divulgaram, em 2 de dezembro de 2025, o Comunicado Conjunto CGIBS/RFB nº 01/2025, trazendo orientações oficiais sobre a entrada em vigor da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

CONTINUAR LENDO

MATERIAIS
GRATUITOS

Guia da Tributação

Guia da Tributação

E-book Guia da Tributação: como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa

BAIXE GRÁTIS
Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Saiba como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa.

BAIXE GRÁTIS

Ver mais conteúdos