Home > Blog >

REFORMA TRIBUTÁRIA DO CONSUMO VIRÁ 1º QUE A DO IR, DIZ APPY

Última atualização: 10/02/2023

Secretário especial da Reforma Tributária disse que governo quer aprovar texto até o fim do 1ª semestre de 2023

O secretário especial do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, disse que a reforma tributária deve ser realizada em duas fases:

1ª fase – governo e Congresso devem focar nas mudanças dos tributos que incidem sobre o consumo, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);

2ª fase – alterar os Imposto de Renda e, “possivelmente”, os encargos sobre folha de salários.

Em evento organizado pelo RenovaBR, em Brasília, Appy disse que o papel da secretaria que ele ocupa será apoiar o debate sobre a reforma em discussão no Congresso Nacional, a partir das propostas de emenda à Constituição de nº 110 e de nº 45 (leia aqui o que diz cada texto). O secretário participou da formulação da PEC 45.

“A reforma vai envolver 2 momentos. O 1º é da tributação de consumo e o 2º, a tributação de renda e, possivelmente das folhas de salário. Vamos fazer em 2 tempos porque a discussão sobre reforma de consumo está muito mais amadurecida no Congresso Nacional”, disse nesta 4ª feira (8.fev.2023).

O Appy disse ainda que o objetivo é não elevar a carga tributária sobre o consumo. Ele afirma que os efeitos da reforma devem ser observados em 10 ou 15 anos.

O secretário também falou sobre a possibilidade de a reforma ter uma transição para a distribuição de receita entre Estados e municípios.

“Com essa arrecadação centralizada, eu consigo gerir a arrecadação de forma que o efeito disso sobre a receita dos Estados e municípios seja o mais diluído possível”, disse o secretário durante evento. Uma transição suave pode ajudar a mitigar resistência dos governadores e prefeitos na hora de votar o texto.

A expectativa do Ministério da Fazenda, de acordo com o secretário, é aprovar a reforma tributária no Congresso Nacional até o fim do 1 semestre legislativo de 2023, mas que respeitará o tempo de tramitação dos congressistas.

O Governo Lula avalia enviar o texto que trata sobre a reforma do consumo até abril. No evento, Appy voltou a falar sobre a possibilidade de unificar 5 tributos em 2 IVAs (Imposto sobre Valor Agregado). São eles:

  • IVA federal: união do PIS (Programa de Integração Social), Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
  • IVA subnacional: fusão do ICMS, de incidência estadual, e do ISS, de incidência municipal.

Com informações do site PODER360

https://portalcontabilsc.com.br/noticias/reforma-tributaria-do-consumo-vira-1o-que-a-do-ir-diz-appy/
Marlian

MARLIAN CONTABILIDADE

Empresa



MATÉRIAS RELACIONADAS

ATUALIZAÇÃO DOS EMISSORES DE DOCUMENTOS FISCAIS: NOVOS CAMPOS SERÃO OBRIGATÓRIOS A PARTIR DE 2026 COM A APROVAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA.

A Reforma Tributária está em fase de implantação na legislação brasileira. O primeiro passo já foi dado com a Emenda Constitucional nº 132/2023 e a sanção da Lei Complementar nº 214/2025, que institui os novos tributos: 🔹 IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) 🔹 CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) 🔹 IS (Imposto Seletivo)

CONTINUAR LENDO

IRPF: RECIBOS MÉDICOS EM PAPEL NÃO VALEM MAIS PARA PAGAMENTOS REALIZADOS EM 2025

Desde janeiro de 2025, médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentistas,psicólogos e terapeutas ocupacionais não podem mais emitir recibos de papel para fins fiscais.

CONTINUAR LENDO

ATUALIZAÇÕES FISCAIS: NOVAS REGRAS DO IBS, CBS E IS E O QUE MUDA NOS DOCUMENTOS FISCAIS ELETRÔNICOS

Com a aprovação da Lei Complementar nº 214/2025, foram criados três novos tributos: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS).

CONTINUAR LENDO

MATERIAIS
GRATUITOS

Guia da Tributação

Guia da Tributação

E-book Guia da Tributação: como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa

BAIXE GRÁTIS
Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Saiba como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa.

BAIXE GRÁTIS

Ver mais conteúdos