10 Comentários Por: /

4 empresas que são referência em gestão inovadora

Atualmente, no mundo corporativo, o tema inovação é colocado como diferencial competitivo. No Brasil, é cada vez mais relevante para as organizações de todos os portes e atuações, em função do acirramento da competição em tempos de crise. Elas estão posicionando uma gestão inovadora entre suas prioridades, porém grande parcela ainda enfrenta inúmeros e complexos obstáculos. Mas o que é inovação?

Os principais dicionários dizem: inventar, criar, renovar. Outro verbo pouco utilizado, que no entanto deve ser amplamente considerado é evoluir. A mudança, por si só, não traz ganhos necessariamente. São inerentes à inovação os resultados obtidos, em forma de eficiência e/ou eficácia. Inclusive há uma legislação nacional para incentivo à inovação e à pesquisa.

Agora dotado do conceito de inovação, torna-se importante desmistificar que ela ocorre só por meio de invenção. Há dois modelos que estão bem incorporados à literatura da área: incremental ou disruptivo. O primeiro deles visa aperfeiçoar o que já existe, é resultante do processo de melhoria contínua. Já o segundo modelo visa romper com os paradigmas existentes. É algo puro e inventivo.

Se pensarmos em um carro, um modelo melhorado de um ano para outro é incremental; um novo modelo no mercado é disruptivo. É evidente que você está atento que há demanda por gestão inovadora no mundo corporativo.

Neste artigo vamos mostrar cases de sucesso no âmbito nacional e internacional, que já são referências para empreendedores. Aproveite a leitura e confira!

1. Gol Linhas Aéreas

Em 2001, a Gol começou suas atividades, a partir de um grupo empresarial vindo do ramo de transportes terrestres. Alguns passos do roteiro de sucesso dessa empresa inovadora:

  • analisou bem seus atributos positivos e negativos;
  • pesquisou, conheceu, conversou com clientes no mercado, tabulando tudo o que foi possível sobre os clientes e os concorrentes;
  • reduziu os custos;
  • montou seu planejamento estratégico visando conquistar os clientes de baixa renda;
  • vendeu-se ao mercado com o lema: “Aqui todo mundo pode voar”, possibilitando o acesso ao transporte aéreo para todos os públicos.

Abocanhou um mercado inexplorado.

2. Ambev

Até 1999, duas empresas polarizavam a disputa no mercado cervejeiro: Brahma e Antarctica. Por meio de uma surpreendente fusão, a companhia deu um salto no mercado — inclusive internacional — como uma das maiores do mundo. Inovou pela sua gestão, planejando e administrando esse grande conglomerado.

3. Uber

Em 2008, duas pessoas em Paris tiveram dificuldades em pegar um táxi. Surgiu assim uma empresa tão inovadora, que até a legislação brasileira não contempla essa situação. Começou como um aplicativo para solicitar carros pretos e hoje tem um bilhão de conexões. Investiu no relacionamento com os clientes.

4. Google

Dois estudantes da Universidade de Stanford discutiam ideias e concluíram que a busca de informações de forma organizada ajudaria as pessoas. Uma empresa inovadora que traz princípios como:

  • a inovação vem de qualquer lugar;
  • aposte nos conhecimentos técnicos;
  • dê aos funcionários 20% do tempo.

Valorizou o talento das pessoas, dando espaço e voz para o surgimento e o desenvolvimento de ideias.

As empresas citadas e outras que são inovadoras têm em comum alguns pontos que podem ser trabalhados em sua organização:

Pense: a gestão inovadora pode aparecer de diferentes formas em seu negócio. Como nova mercadoria ou serviço, abertura de um novo mercado para o produto que já existe, aperfeiçoamento de processos, nova opção logística e de armazenagem, entre outras.

Curtiu o artigo sobre gestão inovadora? Então, assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre informado com os nossos conteúdos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.