STF DEVE JULGAR NESTA SEMANA EXCLUSÃO DO ISS DA BASE DE CÁLCULO DO PIS/COFINS; VEJA IMPACTOS PARA EMPRESAS CONTÁBEIS

Dependendo da decisão do STF, prestadores de serviço poderão pedir restituição dos valores pagos a maior nos últimos cinco anos e contadores poderão ajudar.

Última atualização: 27/08/2024

Dependendo da decisão do STF, prestadores de serviço poderão pedir restituição dos valores pagos a maior nos últimos cinco anos e contadores poderão ajudar.

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve votar nesta quarta-feira (28) a exclusão do Imposto sobre Serviços (ISS) da base de cálculo do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) , tese considerada uma das derivadas da tese do século, que excluiu o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da base das contribuições sociais, em 2017.

O julgamento tem repercussão geral e manterá os votos dos ministros aposentados, já os demais podem mudar de entendimento. A tese pode ter impacto de R$ 35,4 bilhões para a União.

Se essa votação seguir o mesmo entendimento da tese do século, que favoreceu os contribuintes, todos os prestadores de serviços terão uma redução efetiva no recolhimento de Pis/Cofins, incluindo os escritórios de contabilidade, bem como os clientes dos contadores que são prestadores de serviços.

Além disso, a depender da modulação de efeitos da decisão, todos os beneficiados por essa tese poderão pedir a restituição dos valores pagos a maior nos últimos cinco anos, então os contadores poderão ajudar seus clientes nestes pedidos.

Como está a votação até o momento

A votação está empatada no momento e votaram a favor dos contribuintes o ministro aposentado Celso de Mello (em 2020), acompanhado pelo ministro Ricardo Lewandowski e pelas ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber. Já a favor da União temos o voto do ministro Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso. O placar da votação ainda pode sofrer alterações e aguarda o voto dos ministros Gilmar Mendes, André Mendonça e Luiz Fux. Se Mendes e Fux mantiverem seus posicionamentos da mesma forma da tese do século, caberá a Mendonça desempatar.

https://www.contabeis.com.br/noticias/66774/stf-exclusao-do-iss-da-base-de-calculo-do-pis-cofins-sera-julgado/

Marlian

fonix

Owners



MATÉRIAS RELACIONADAS

A PEJOTIZAÇÃO SOB A ÓTICA TRIBUTÁRIA

Modelo ganha fôlego com reforma tributária, mas riscos trabalhistas e impacto na Previdência seguem em debate

CONTINUAR LENDO

MOMENTO JURÍDICO CRECI-SC | O QUE MUDA PARA O CORRETOR DE IMÓVEIS COM O CADASTRO IMOBILIÁRIO BRASILEIRO (CIB)

O Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB) representa uma das transformações mais relevantes do setor imobiliário nas últimas décadas. Criado no bojo da Lei Complementar nº 214/2025, e regulamentado pela Instrução Normativa RFB nº 2.275/2025, o CIB traz a promessa de integrar dados territoriais, urbanísticos, tributários, registrais e notariais em uma única base nacional.

CONTINUAR LENDO

REFORMA TRIBUTÁRIA TRAZ MUDANÇAS PARA OS MEIS A PARTIR DE 2026

Nova categoria de nanoempreendedor e emissão obrigatória de notas fiscais estão entre as mudanças que exigem atenção redobrada dos pequenos negócios.

CONTINUAR LENDO

MATERIAIS
GRATUITOS

Guia da Tributação

Guia da Tributação

E-book Guia da Tributação: como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa

BAIXE GRÁTIS
Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Saiba como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa.

BAIXE GRÁTIS

Ver mais conteúdos