Home > Blog >

SENADO FARÁ SESSÃO TEMÁTICA PARA DISCUTIR PROJETO DE SIMPLIFICAÇÃO TRIBUTÁRIA

Última atualização: 20/04/2023

O Senado fará sessão de debates temáticos, ainda sem data marcada, para discutir o projeto que institui o Estatuto Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias. Já provado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o Projeto de Lei Complementar (PLP) 178/2021 simplifica o sistema tributário e facilita o cumprimento de obrigações tributárias pelo contribuinte.

O requerimento para a sessão temática é do senador Fabiano Contarato (PT-ES), subscrito pelos senadores Jorge Kajuru (PSB-GO) e Eliziane Gama (PSD-MA). O projeto foi apresentado pelo senador Efraim Filho (União-PB) quando ainda era deputado. O relator é o senador Alan Rick (União-AC).

A ideia do Estatuto de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias é a padronizar legislações e sistemas de tributação. Um dos objetivos é reduzir custos para as administrações das unidades federadas e para os contribuintes.

Fonte: Portal Contábil SC

https://portalcontabilsc.com.br/noticias/senado-fara-sessao-tematica-para-discutir-projeto-de-simplificacao-tributaria/
Marlian

MARLIAN CONTABILIDADE

Empresa



MATÉRIAS RELACIONADAS

SUPREMO FORMA MAIORIA A FAVOR DA COBRANÇA DO DIFAL DESDE 2022

O Plenário do Supremo Tribunal Federal formou maioria, nesta quinta-feira (7/8), para validar a cobrança do diferencial de alíquota (Difal) do ICMS desde 2022. Mais cedo, o presidente da corte, ministro Luís Roberto Barroso, havia pedido vista no processo, mas o ministro Gilmar Mendes adiantou seu voto, acompanhando a corrente que somava cinco votos antes da suspensão do julgamento.

CONTINUAR LENDO

SPLIT PAYMENT E REFORMA TRIBUTÁRIA: IMPLICAÇÕES FISCAIS E FINANCEIRAS PARA AS EMPRESAS

O split payment, trazido pela reforma tributária, automatiza a arrecadação e impacta o capital de giro das empresas, exigindo adaptação tecnológica e jurídica.

CONTINUAR LENDO

SENADO APROVA ISENÇÃO DE IR PARA QUEM GANHA ATÉ DOIS SALÁRIOS-MÍNIMOS

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (7) a isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para quem recebe até dois salários mínimos, o equivalente a R$ 3.036. O Projeto de Lei (PL) 2.692/2025 segue para a sanção presidencial. A isenção valerá a partir do mês de maio do ano-calendário 2025.

CONTINUAR LENDO

MATERIAIS
GRATUITOS

Guia da Tributação

Guia da Tributação

E-book Guia da Tributação: como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa

BAIXE GRÁTIS
Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Saiba como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa.

BAIXE GRÁTIS

Ver mais conteúdos