Home > Blog >

REFORMA TRIBUTÁRIA: MINISTÉRIO DA FAZENDA ADMITE ACEITAR NOVAS ALÍQUOTAS PARA O IVA

Última atualização: 20/10/2023

A área econômica do governo já admite aceitar mais uma ou duas faixas de alíquotas diferenciadas dentro da reforma tributária, uma novidade frente às discussões que vem sendo travadas no Congresso.

Em reuniões com parlamentares, técnicos do alto escalão do Ministério da Fazenda admitiram um escalonamento para além da alíquota reduzida de 60% e o imposto seletivo (que incidirá sobre bens que fazem mal à saude e ao meio ambiente).

Nesta quinta-feira, os técnicos admitiram estudar Faixas de alíquotas de 20% e até 30%, conforme apurou o blog. As faixas valeriam para o o IVA (Imposto sobre Valor Agregado), que seguiria com um peso global entre 25 e 27,5%.

As faixas de alíquotas seriam uma forma de manter a competitividade de alguns setores, como agronegócio, eletrônicos ou empresas áreas, que alegam sofrer com a competição externa.

O projeto aprovado na Câmara previa uma alíquota com redução de 60% para a educação, por exemplo.

O relator do projeto no Senado, Eduardo Braga (MDB/AM), deve apresentar seu relatório nos próximos dias. Na quarta-feira (18), Braga disse que o chamado "imposto do pecado" não será mais usado para manter competitividade da Zona Franca de Manaus.

Já nesta quinta-feira (19), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pediu agilidade ao Congresso na votação do texto em palestra durante um congresso promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

https://g1.globo.com/economia/blog/ana-flor/post/2023/10/19/reforma-tributaria-ministerio-da-fazenda-admite-aceitar-novas-aliquotas-para-o-iva.ghtml?utm_smid=10886817-1-1

Marlian

MARLIAN CONTABILIDADE

Empresa



MATÉRIAS RELACIONADAS

REFORMA TRIBUTÁRIA ELEVA ITCMD EM 14 ESTADOS E PODE AUMENTAR COBRANÇA DE HOLDINGS FAMILIARES

Reforma tributária propõe novo cálculo do ITCMD com base no valor de mercado, impactando holdings familiares e planejamentos sucessórios.

CONTINUAR LENDO

RECEITA FEDERAL ORIENTA FONTES PAGADORAS E CONTRIBUINTES A CALCULAR A REDUÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA A PARTIR DE 1º DE JANEIRO DE 2026

Rendimentos tributáveis até R$ 7.350,00 (sete mil, trezentos e cinquenta reais) terão redução do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física – IRPF

CONTINUAR LENDO

REFORMA TRIBUTÁRIA DO CONSUMO: RECEITA FEDERAL E COMITÊ GESTOR DO IBS PUBLICAM DIRETRIZES PARA INÍCIO DA CBS E DO IBS EM 2026

A Receita Federal do Brasil (RFB) e o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS) divulgaram, em 2 de dezembro de 2025, o Comunicado Conjunto CGIBS/RFB nº 01/2025, trazendo orientações oficiais sobre a entrada em vigor da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

CONTINUAR LENDO

MATERIAIS
GRATUITOS

Guia da Tributação

Guia da Tributação

E-book Guia da Tributação: como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa

BAIXE GRÁTIS
Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Saiba como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa.

BAIXE GRÁTIS

Ver mais conteúdos