Home > Blog >

JUSTIÇA CONCEDE DIMINUIÇÃO DE PIS/COFINS PARA INDÚSTRIA; VEJA DETALHES

Última atualização: 27/01/2023

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) confirmou uma liminar ao Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). Através dela, as indústrias passam a poder recolher o PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) com alíquotas mais baixas.

A medida foi divulgada nesta terça-feira (24), e modula os efeitos do decreto revogado pelo novo Governo. Sendo assim, até o dia 2 de abril existe uma redução da contribuição do PIS e Cofins.

Dessa forma, a contribuição ao PIS vai de 0,65% para 0,33%, assim como os percentuais do Cofins vão de 4% para 2%. Essa redução havia sido estabelecida pelo Governo Bolsonaro ao final de seu mandato, em 30 de dezembro.

Além disso, a Ciesp representa indústrias de setores variados, assim como da elétrica e eletrônica. Sendo assim, qualquer tipo de indústria associada está com a redução do PIS e Cofins garantida.

Mais detalhes sobre o caso

O Governo Lula havia anulado o decreto que reduzia a contribuição do PIS e Cofins para as indústrias no dia 1º de janeiro, sendo um dos primeiros atos do governo. No entanto, o Ciesp entrou com um Mandado de Segurança Coletivo na justiça, visando reduzir o recolhimento mesmo que temporariamente.

A alegação feita pelo Ciesp é de que a revogação por parte do atual Governo violava o artigo 195, §6º, da Constituição da República. Esse artigo prevê que as “contribuições sociais [da seguridade social] só poderão ser exigidas após decorridos noventa dias da data da publicação da lei que as houver instituído ou modificado”. Esse princípio recebe o nome de princípio nonagesimal.

O caso foi analisado pela juíza Regilena Emy Fukui Bolognesi, da 11ª Vara Cível Federal de São Paulo, no dia 16 de janeiro. Segundo a juíza, “o Decreto n. 11.322 de 2022, que reduziu as alíquotas do PIS e da COFINS incidentes sobre receitas financeiras foi publicado em 30 de dezembro de 2022, com efeitos a partir de 1º de janeiro de 2023”, no entanto, “somente em 2 de janeiro de 2023, e após a entrada em vigor e plena eficácia da norma que procedeu à redução das alíquotas, foi publicado o Decreto [de revogação] n. 11.374 de 2023”.

O que é PIS e Cofins

Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) é uma contribuição federal de natureza tributária. Ele incide sobre a receita bruta das empresas, e é destinado à seguridade social, que abrange a previdência social, a saúde e assistência social.

Já o PIS é uma contribuição social de natureza tributária, que é devida pelas pessoas jurídicas, sendo destinado aos funcionários do setor privado. O objetivo é de financiar o pagamento do seguro desemprego, abono e participação na receita de órgãos e entidades.

Sendo assim, pode-se concluir que a redução das alíquotas do PIS e Cofins são de grande interesse das indústrias, que saem favorecidas. Isso explica o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) ter entrado na justiça contra a revogação da medida.

Fonte: Sua Finança

https://suafinanca.com.br/justica-concede-diminuicao-de-pis-cofins-para-industria-veja-detalhes/
Marlian

MARLIAN CONTABILIDADE

Empresa



MATÉRIAS RELACIONADAS

USO DE BENS DA EMPRESA POR SÓCIOS PODE GERAR NOVA ONDA DE TRIBUTAÇÃO COM A REFORMA TRIBUTÁRIA

A Reforma Tributária promete simplificar o sistema, mas também traz armadilhas que não podem ser ignoradas

CONTINUAR LENDO

RECEITA ORIENTA EXPORTADORES ATINGIDOS POR TARIFAS DOS EUA SOBRE COMO SE BENEFICIAR DO PLANO BRASIL SOBERANO

Medidas já regulamentadas trouxeram alívio tributário e prioridade em restituições O Ministério da Fazenda anunciou, em agosto, por meio da Portaria MF nº 1.862/2025, um conjunto de medidas de apoio a pessoas jurídicas exportadoras de bens que forem impactadas pela imposição de novas tarifas adicionais sobre exportações aos Estados Unidos da América.

CONTINUAR LENDO

A PEJOTIZAÇÃO SOB A ÓTICA TRIBUTÁRIA

Modelo ganha fôlego com reforma tributária, mas riscos trabalhistas e impacto na Previdência seguem em debate

CONTINUAR LENDO

MATERIAIS
GRATUITOS

Guia da Tributação

Guia da Tributação

E-book Guia da Tributação: como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa

BAIXE GRÁTIS
Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Saiba como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa.

BAIXE GRÁTIS

Ver mais conteúdos