GOVERNO MANDARÁ REFORMA DO IMPOSTO DE RENDA AO CONGRESSO EM 60 DIAS

Governo mandará reforma do Imposto de Renda ao Congresso em 60 dias

Última atualização: 27/08/2024

Governo mandará reforma do Imposto de Renda ao Congresso em 60 dias

Por Redação

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira (22) que o governo apresentará uma proposta de reforma do Imposto de Renda. O texto deve ser entregue ao Congresso em 60 dias. Em Brasília, o ministro falou que a intenção da proposta “não é fechar as contas” do Orçamento. Segundo ele, é uma medida que se “complementará” às novas regras sobre o consumo (aprovadas pelo Legislativo em 2023 e está em fase de regulamentação). Segundo o ministro, a reforma global dos tributos no Brasil tem um compromisso do governo de “estabilidade” da arrecadação. “Todas as medidas que foram tomadas até aqui visam, sim, a recomposição da base, mas no sentido da estabilidade da arrecadação. Não será diferente com o Imposto de Renda”, falou.

E completou: “Qualquer acréscimo que no futuro venha a acontecer do Imposto sobre a Renda, ele vai ser compensado com a redução do imposto ao consumo. A nossa ideia é que a reforma tributária, no seu conjunto, seja neutra do ponto de vista de arrecadação”.

Haddad disse que as falas foram “esclarecimentos” que o presidente Lula pediu para ele antecipar para evitar problemas de entendimento sobre o nosso trabalho aqui na fazenda.

Indagado sobre quando o texto será enviado ao Legislativo, o ministro respondeu: “Ela deve ser enviada este ano, conforme nós havíamos antecipado o ano passado. Concluída a votação do imposto sobre o consumo, da reforma do consumo, nós iremos proceder o encaminhamento das discussões sobre a renda”, falou. “É muito provável que ela chegue ao Congresso este ano. Eu diria que seguramente nos próximos 60 dias.”

O que pode mudar?

A reforma sobre a renda discutida pelo governo visa implementar a tributação sobre dividendos (hoje isentos). Mas a versão a ser enviada deve ser menor: a ideia de aumento das alíquotas do JCP (Juros sobre Capital Próprio) e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido). A gestão Jair Bolsonaro, por meio do então ministro Paulo Guedes (Economia), enviou uma proposta com objetivo similar ao Legislativo, focada no retorno dos dividendos. O texto foi aprovado na Câmara e travou no Senado, onde permanente parada até atualmente.

https://reformatributaria.com.br/governo-mandara-reforma-do-imposto-de-renda-ao-congresso-em-60-dias/?utm_smid=11401236-1-1

Marlian

fonix

Owners



MATÉRIAS RELACIONADAS

STF DEFINE REGRAS PARA COBRANÇA DO ICMS-DIFAL A CONSUMIDOR FINAL NÃO CONTRIBUINTE

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que as empresas que entraram na Justiça até 29 de novembro de 2023 contra o recolhimento do Diferencial de Alíquotas do ICMS (Difal) em 2022 estão livres do pagamento retroativo desse imposto.

CONTINUAR LENDO

CONGRESSO APROVA PROJETO QUE TORNA PERMANENTES AS MUDANÇAS NO IMPOSTO DE RENDA

O governo afirma que essa alteração vai aperfeiçoar a legislação para garantir que a promoção de equidade e justiça fiscal seja permanente O Congresso Nacional aprovou projeto de lei (PLN 1/25) que permite que as mudanças propostas pelo governo no Imposto de Renda de Pessoas Físicas vigorem por tempo indeterminado e não apenas por cinco anos.

CONTINUAR LENDO

RECEITA FEDERAL LANÇA SÉRIE DE PROGRAMAS SOBRE A REFORMA TRIBUTÁRIA

Todos os episódios são apresentados pelo Secretário Especial Robinson Barreirinhas, que reúne servidores da Receita Federal, além de convidados

CONTINUAR LENDO

MATERIAIS
GRATUITOS

Guia da Tributação

Guia da Tributação

E-book Guia da Tributação: como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa

BAIXE GRÁTIS
Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Saiba como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa.

BAIXE GRÁTIS

Ver mais conteúdos