Home > Blog >

Gestão financeira no Vale do Silício: o que podemos aprender?

O polo tecnológico apresenta um crescimento enorme e muito rápido, o que exige uma excelente gestão financeira para dar suporte ao desenvolvimento dessas empresas. Confira algumas lições essenciais para qualquer negócio.

Última atualização: 12/03/2018

O Vale do Silício é uma região vista, no mundo todo, como sinônimo de inovação e berço das novidades tecnológicas que, brevemente, vão se tornar o sonho de consumo da maioria das pessoas. Esse tipo de negócio, hoje em dia, apresenta um crescimento enorme e muito rápido, o que exige uma excelente gestão financeira para dar suporte ao desenvolvimento dessas empresas. Assim, mais do que novidades tecnológicas, o Vale do Silício também exporta boas práticas aplicáveis a empreendimentos de vários segmentos e tamanhos. Neste post, vamos discutir algumas lições de sucesso vindas desse polo tecnológico. Continue a leitura e fique de olho!

O empreendedorismo no Vale do Silício

O Vale do Silício é uma região da Califórnia, e sua história como polo tecnológico teve início há muito tempo, na época da Segunda Guerra Mundial. Sabe-se que muito do desenvolvimento de tecnologia é devido a propósitos militares. No entanto, passado esse período turbulento da história, a região continuou a se consolidar em tempos de paz. Atualmente, além de multinacionais já consagradas, como a Intel, a Apple e a Microsoft, e de empresas que nos oferecem produtos de uso cotidiano, como a Netflix e a Google, o Vale é terreno fértil para o crescimento de várias startups. E isso se deve a uma verdadeira cultura do empreendedorismo, que ultrapassa fronteiras. Essa cultura se fundamenta em três pilares:

1. Erros são aceitáveis

Erros são aceitáveis e, muitas vezes, são inclusive inevitáveis para quem quer inovar. É importante, no entanto, aprender com os erros para chegar ao sucesso.

2. Financiamento é necessário

A maioria dos negócios começa com um investimento de seus fundadores. No caso das startups, há empreendedores que se tornam financiadores de novos negócios.

3. Mecanismos de suporte devem estar sempre disponíveis

Novos negócios que contam com serviços especializados de contabilidade, recrutamento e relações públicas, por exemplo, saem na frente na corrida pelo seu lugar no mercado.

A gestão financeira no Vale do Silício

Deu para notar, então, que empreender não é dar um tiro no escuro. Para inovar, há certo risco envolvido — um tipo de risco a que todo empresário pode estar sujeito, mas que deve ser calculado. Assim, uma grande lição que vem do Vale do Silício é a de se manter uma boa e saudável gestão financeira. Há orientações comuns e importantes a todo empreender, como:
  • ter sempre um planejamento estratégico;
  • manter o capital de giro;
  • organizar e automatizar processos e documentações, contando com um software específico ou com empresas especializadas;
  • estipular e conferir o cumprimento de metas.
Mas há ainda outras, muito próprias do Vale que fazem parte do chamado Ciclo de Aceleração do Empreendedorismo. Veja:

Sonho grande

O sonho grande tem a ver com a capacidade de elevar metas e trabalhar para atingi-las.

Crescimento

Para crescer de forma significativa, os empreendimentos devem contar com planejamento, acesso aos melhores talentos, financiamentos e, claro, consumidores.

Comprometimento

Esse atributo se refere ao compromisso que a empresa deve ter com a comunidade em que está inserida e, também, com os novos empreendedores que surgirem na região.

Reinvestimento

Além de reaplicar recursos na própria empresa, é importante investir em novas empresas e startups quando se está imerso em uma cultura de inovação e empreendedorismo. Esse ciclo propõe que investir no crescimento coletivo de um grupo de empresas pode ser vital para o sucesso de cada uma delas, individualmente. É importante que isso esteja incluído na gestão financeira de cada empreendimento, pois todo investimento feito visando o sucesso da companhia deve ser previsto no planejamento estratégico. Esperamos que este artigo tenha sido inspirador para você. Agora, para continuar tendo acesso às melhores dicas e conteúdos sobre gestão e contabilidade, assine nossa newsletter e receba nossos posts diretamente na sua caixa de entrada!
Marlian

MARLIAN CONTABILIDADE

Empresa



MATÉRIAS RELACIONADAS

STF DEFINE REGRAS PARA COBRANÇA DO ICMS-DIFAL A CONSUMIDOR FINAL NÃO CONTRIBUINTE

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que as empresas que entraram na Justiça até 29 de novembro de 2023 contra o recolhimento do Diferencial de Alíquotas do ICMS (Difal) em 2022 estão livres do pagamento retroativo desse imposto.

CONTINUAR LENDO

CONGRESSO APROVA PROJETO QUE TORNA PERMANENTES AS MUDANÇAS NO IMPOSTO DE RENDA

O governo afirma que essa alteração vai aperfeiçoar a legislação para garantir que a promoção de equidade e justiça fiscal seja permanente O Congresso Nacional aprovou projeto de lei (PLN 1/25) que permite que as mudanças propostas pelo governo no Imposto de Renda de Pessoas Físicas vigorem por tempo indeterminado e não apenas por cinco anos.

CONTINUAR LENDO

RECEITA FEDERAL LANÇA SÉRIE DE PROGRAMAS SOBRE A REFORMA TRIBUTÁRIA

Todos os episódios são apresentados pelo Secretário Especial Robinson Barreirinhas, que reúne servidores da Receita Federal, além de convidados

CONTINUAR LENDO

MATERIAIS
GRATUITOS

Guia da Tributação

Guia da Tributação

E-book Guia da Tributação: como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa

BAIXE GRÁTIS
Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Saiba como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa.

BAIXE GRÁTIS

Ver mais conteúdos