Home > Blog >

Desoneração da folha deve vir com reforma do IR

Última atualização: 21/07/2023

A desoneração da folha de pagamento – que permite que empresas paguem de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, no lugar de 20% sobre a folha de pagamento de salários– deve vir combinada com a reforma do IR (Imposto de Renda), afirmou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no último dia 18.  

Haddad falou que a reformulação virá “mais para o final do ano”, somente depois da aprovação da reforma tributária. Segundo ele, ainda não há definição de alíquotas para lucros e dividendos, nem para pessoa jurídica.

“Nós vamos começar as discussões internas da Fazenda, apresentar para a área econômica. Vamos fazer o mesmo protocolo que a gente sempre faz para as coisas saírem bem-feitas”, afirmou.

Em junho, foi aprovada pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado a prorrogação até 2027 do dispositivo que contempla 17 setores da economia.

Na época, Haddad disse não entender a “pressa” do Congresso para discutir a medida, já que seus benefícios estariam valendo até 31 de dezembro de 2023. A prorrogação ainda está em debate na Casa Alta.

A intenção da equipe econômica é de que a desoneração seja discutida na segunda fase da reforma tributária, que trata sobre a renda e o patrimônio. Neste momento, o foco é na mudança da tributação sobre o consumo.

https://www.poder360.com.br/economia/desoneracao-da-folha-deve-vir-com-reforma-do-ir-diz-haddad/

Marlian

MARLIAN CONTABILIDADE

Empresa



MATÉRIAS RELACIONADAS

SUPREMO FORMA MAIORIA A FAVOR DA COBRANÇA DO DIFAL DESDE 2022

O Plenário do Supremo Tribunal Federal formou maioria, nesta quinta-feira (7/8), para validar a cobrança do diferencial de alíquota (Difal) do ICMS desde 2022. Mais cedo, o presidente da corte, ministro Luís Roberto Barroso, havia pedido vista no processo, mas o ministro Gilmar Mendes adiantou seu voto, acompanhando a corrente que somava cinco votos antes da suspensão do julgamento.

CONTINUAR LENDO

SPLIT PAYMENT E REFORMA TRIBUTÁRIA: IMPLICAÇÕES FISCAIS E FINANCEIRAS PARA AS EMPRESAS

O split payment, trazido pela reforma tributária, automatiza a arrecadação e impacta o capital de giro das empresas, exigindo adaptação tecnológica e jurídica.

CONTINUAR LENDO

SENADO APROVA ISENÇÃO DE IR PARA QUEM GANHA ATÉ DOIS SALÁRIOS-MÍNIMOS

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (7) a isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para quem recebe até dois salários mínimos, o equivalente a R$ 3.036. O Projeto de Lei (PL) 2.692/2025 segue para a sanção presidencial. A isenção valerá a partir do mês de maio do ano-calendário 2025.

CONTINUAR LENDO

MATERIAIS
GRATUITOS

Guia da Tributação

Guia da Tributação

E-book Guia da Tributação: como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa

BAIXE GRÁTIS
Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Saiba como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa.

BAIXE GRÁTIS

Ver mais conteúdos