Home > Blog >

Consultoria contábil: por que ela é tão importante?

A consultoria contábil é um serviço especializado que pode contribuir de forma decisiva no crescimento e desenvolvimento de uma empresa. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

Última atualização: 21/03/2018

A consultoria contábil é um serviço especializado que pode contribuir de forma decisiva no crescimento e desenvolvimento de uma empresa. Já que é ela que lida com suas informações patrimoniais, econômicas, financeiras e fiscais. E é esse o tema do presente artigo, o qual abordará sua importância, os serviços que o contabilista pode oferecer e seu valor na tomada de decisões. Se você está interessado no assunto, então continue com a leitura do post e saiba como esse tipo de assessoria profissional poderá ser útil em seu negócio. Boa leitura!

A importância da consultoria contábil

A maior característica do mundo dos negócios é a competitividade: ela oferece oportunidades de ganhos, mas também ameaças de fracasso e perda de capitais. O empreendedor sabe disso muito bem e aceita os desafios com os quais se depara. Porém, os riscos devem ser calculados, do contrário seria como dar um tiro no escuro. E é aqui que entra a importância da consultoria contábil, seja no momento de abrir uma empresa, ou quando se fizer necessário expandi-la. O contador possui uma visão global da estrutura patrimonial de uma entidade, de suas possibilidades de crescimento e de seus limites de atuação. Em outras palavras, trata-se de um especialista cujas recomendações poderão ser vitais para um empreendimento.

Serviços fornecidos pelos profissionais de contabilidade

Contadores competentes e experientes são profissionais altamente capacitados para acompanhar diversos aspectos de natureza patrimonial, econômica e financeira da empresa. Dentre os serviços que eles podem oferecer, podemos mencionar:
  • verificação da sua situação fiscal junto aos órgãos governamentais — Fiscos municipais, estaduais e Federais —, o que implica em conferir o cumprimento de pagamentos e de obrigações tributárias e detectar e resolver irregularidades nesse campo;
  • visualização do cenário financeiro da organização: acompanhar seus fluxos de caixa (entrada e saída de numerários), de modo a sugerir medidas que garantam o equilíbrio de suas finanças;
  • auditar seus registros e relatórios contábeis e recomendar procedimentos destinados a evitar erros e fraudes;
  • apurar e analisar indicadores econômico-financeiros, como os índices de liquidez, de rentabilidade, de grau de endividamento e de imobilização de capital.
Trata-se, desse modo, de produzir e disponibilizar informações valiosas e fundamentais na tomada de decisões dentro da firma, como será comentado a seguir.

Apoio às decisões estratégicas

Podemos dizer que administrar é tomar decisões, principalmente aquelas de caráter estratégico. Quais sejam, de iniciativa da alta administração (sócios, acionistas, diretores) e que dizem respeito ao futuro da entidade (médio e longo prazos), as quais podem incluir:
  • investimentos na expansão de negócios;
  • inovação quanto aos produtos ou serviços fornecidos;
  • aumento da participação no mercado;
  • estratégias de marketing e de vendas;
  • contratação de empréstimos e financiamentos.
Perceba que são medidas cuja implementação requer o uso de informações completas, precisas, confiáveis e à disposição no momento oportuno, pois elas podem resultar em crescimento das atividades empresariais, mas também comprometer a própria existência da empresa, caso venham a ser executadas de forma inadequada. E são precisamente os relatórios, as análises, os dados e as sugestões dos contabilistas que constituirão uma base segura para as tomadas de decisões gerenciais. E agora que você já está mais bem informado sobre o assunto, compartilhe o post nas redes sociais, pois ele poderá ser útil para outras pessoas.
Marlian

MARLIAN CONTABILIDADE

Empresa



MATÉRIAS RELACIONADAS

STF DEFINE REGRAS PARA COBRANÇA DO ICMS-DIFAL A CONSUMIDOR FINAL NÃO CONTRIBUINTE

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que as empresas que entraram na Justiça até 29 de novembro de 2023 contra o recolhimento do Diferencial de Alíquotas do ICMS (Difal) em 2022 estão livres do pagamento retroativo desse imposto.

CONTINUAR LENDO

CONGRESSO APROVA PROJETO QUE TORNA PERMANENTES AS MUDANÇAS NO IMPOSTO DE RENDA

O governo afirma que essa alteração vai aperfeiçoar a legislação para garantir que a promoção de equidade e justiça fiscal seja permanente O Congresso Nacional aprovou projeto de lei (PLN 1/25) que permite que as mudanças propostas pelo governo no Imposto de Renda de Pessoas Físicas vigorem por tempo indeterminado e não apenas por cinco anos.

CONTINUAR LENDO

RECEITA FEDERAL LANÇA SÉRIE DE PROGRAMAS SOBRE A REFORMA TRIBUTÁRIA

Todos os episódios são apresentados pelo Secretário Especial Robinson Barreirinhas, que reúne servidores da Receita Federal, além de convidados

CONTINUAR LENDO

MATERIAIS
GRATUITOS

Guia da Tributação

Guia da Tributação

E-book Guia da Tributação: como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa

BAIXE GRÁTIS
Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Saiba como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa.

BAIXE GRÁTIS

Ver mais conteúdos