Home > Blog >

Como funciona o SPED Contábil?

Você sabe como funciona o SPED Contábil e por que deve se adequar a ele? Entenda neste artigo a importância da padronização de procedimentos vindos do Sistema Público de Escrituração Digital.

Última atualização: 06/06/2018

O SPED Contábil é uma forma de dinamizar e automatizar o trabalho dos contadores. Isso porque a ferramenta possibilita que esses profissionais transmitam todos os dados de uma empresa em formato digital para a Receita Federal. Mas, como funciona esse sistema? E por que devo me adequar a ele? SPED é a sigla para Sistema Público de Escrituração Digital. Instituído pelo Decreto 6.022, de 22 de janeiro de 2007, tem como uma de suas vantagens a unificação e padronização de atividades variadas de contabilidade, como validação e recepção, por exemplo. Essa padronização de procedimentos é essencial para minimizar erros, uma vez que facilita o cruzamento de dados na Receita Federal, conferindo muito mais confiabilidade ao processo. Outra exigência que torna o Sistema mais seguro é o uso da certificação digital para assinatura dos documentos eletrônicos gerados, o que garante a validade jurídica deles, mesmo online.

Por que implementar o SPED Contábil?

A implementação desse Sistema traz muitos benefícios:
  • elimina-se o uso do papel, o que acarreta em redução de custos e menor impacto ambiental;
  • simplificam-se as obrigações acessórias;
  • uniformiza-se o conjunto das informações prestadas à Receita Federal;
  • é reduzida a possibilidade de se envolver em práticas fraudulentas decorrentes de erros;
  • diminui-se a possibilidade da auditoria nas empresas;
  • agilizam-se os procedimentos sujeitos ao controle da Receita;
  • são fortalecidos o controle e a fiscalização, facilitados pelo intercâmbio de informações;
  • agiliza-se o acesso às informações;
  • reduzem-se significativamente os custos administrativos;
  • melhora-se exponencialmente a qualidade da informação.
Então, se um processo possibilita reduzir custos, facilita o trabalho e ainda diminui a chance de falhas, é importante considerar implementá-lo em sua empresa.

Como funciona o Sistema?

O SPED Contábil é uma solução tecnológica que padroniza os arquivos digitais da escrituração contábil dos sistemas empresariais, tendo como resultado um formato digital específico. Todas as informações registradas precisam apresentar data, documentação das partes envolvidas (especialmente CPF e CNPJ), documentos de registro e classificação contábil. A entrega do SPED Contábil é anual, relativa ao ano-calendário anterior, e deve ocorrer até o último dia útil do mês de maio. Esse prazo é inadiável e o atraso gera o pagamento de multa. Todas as empresas privadas devem entregar o SPED, menos as que aderiram ao Simples Nacional. Afinal, trata-se do fechamento contábil dessas corporações e ele precisa trazer todas as informações corretas, pois, caso contrário, pode não ser validado e nem mesmo aceito pela Receita Federal. pessoa usando calculadora enquanto observa encima da mesa papeis com dados sobre o SPED contábil Ter atenção aos prazos e à exatidão das informações passadas no SPED Contábil é importantíssimo, uma vez que problemas de maior gravidade encontrados pelo Fisco podem resultar, inclusive, no fechamento da empresa. Os dados fornecidos para a Receita, via Sistema, também podem ser úteis para o seu negócio, pois tornam mais fácil identificar problemas e vislumbrar oportunidades de crescimento. Por isso, é fundamental contar com uma consultoria especializada na hora de levantar os dados e gerar o SPED. Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você, afinal, sempre é bom saber mais sobre ferramentas que facilitam nosso trabalho. Para ficar por dentro das nossas atualizações, acompanhe a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook e no LinkedIn.
Marlian

MARLIAN CONTABILIDADE

Empresa



MATÉRIAS RELACIONADAS

ATUALIZAÇÃO DOS EMISSORES DE DOCUMENTOS FISCAIS: NOVOS CAMPOS SERÃO OBRIGATÓRIOS A PARTIR DE 2026 COM A APROVAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA.

A Reforma Tributária está em fase de implantação na legislação brasileira. O primeiro passo já foi dado com a Emenda Constitucional nº 132/2023 e a sanção da Lei Complementar nº 214/2025, que institui os novos tributos: 🔹 IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) 🔹 CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) 🔹 IS (Imposto Seletivo)

CONTINUAR LENDO

IRPF: RECIBOS MÉDICOS EM PAPEL NÃO VALEM MAIS PARA PAGAMENTOS REALIZADOS EM 2025

Desde janeiro de 2025, médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentistas,psicólogos e terapeutas ocupacionais não podem mais emitir recibos de papel para fins fiscais.

CONTINUAR LENDO

ATUALIZAÇÕES FISCAIS: NOVAS REGRAS DO IBS, CBS E IS E O QUE MUDA NOS DOCUMENTOS FISCAIS ELETRÔNICOS

Com a aprovação da Lei Complementar nº 214/2025, foram criados três novos tributos: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS).

CONTINUAR LENDO

MATERIAIS
GRATUITOS

Guia da Tributação

Guia da Tributação

E-book Guia da Tributação: como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa

BAIXE GRÁTIS
Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Saiba como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa.

BAIXE GRÁTIS

Ver mais conteúdos