CCJ RETOMA REGULAMENTAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) fará na terça-feira (20), a partir das 15h, a primeira audiência pública para debater o Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2024, que dá continuidade à regulamentação da reforma tributária.

Última atualização: 27/05/2025

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) fará na terça-feira (20), a partir das 15h, a primeira audiência pública para debater o Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2024, que dá continuidade à regulamentação da reforma tributária. A reunião tratará de infrações, penalidades e encargos moratórios do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS)

A primeira audiência prevista no plano de trabalho elaborado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator do projeto na CCJ, seria sobre a criação definitiva do Comitê Gestor do CG-IBS, órgão especial responsável por coordenar o IBS, tributo que unificará os atuais ICMS (estadual) e ISS (municipal). No entanto, o debate foi adiado e a audiência sobre as penalidades será a primeira das quatro previstas no plano.

O projeto é o último estágio de um processo iniciado em 2023, com as discussões sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019, que reorganizou o sistema de tributos sobre o consumo.

A audiência tem como convidados:

– diretor de Programa da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Manoel Procópio;

– presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Antônio Ricardo Alvarez Alban;

– presidente da Associação dos Conselheiros Representantes dos Contribuintes no Carf, Ana Claudia Oliveira;

– advogada Susy Gomes Hoffmann, doutora em direito tributário;

– diretora-executiva do Grupo de Estudos Tributários Aplicados (Getap), Zabetta Macarini; – presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), Vicente Prata Braga;

– presidente da Associação Nacional das Procuradoras e dos Procuradores Municipais (ANPM), Anne Karole de Britto;

– presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Francelino Valença; e

– representantes do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM)

Fonte: Agência Senado

https://fenacon.org.br/reforma-tributaria/ccj-retoma-regulamentacao-da-reformatributaria/

Marlian

fonix

Owners



MATÉRIAS RELACIONADAS

STF DEFINE REGRAS PARA COBRANÇA DO ICMS-DIFAL A CONSUMIDOR FINAL NÃO CONTRIBUINTE

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que as empresas que entraram na Justiça até 29 de novembro de 2023 contra o recolhimento do Diferencial de Alíquotas do ICMS (Difal) em 2022 estão livres do pagamento retroativo desse imposto.

CONTINUAR LENDO

CONGRESSO APROVA PROJETO QUE TORNA PERMANENTES AS MUDANÇAS NO IMPOSTO DE RENDA

O governo afirma que essa alteração vai aperfeiçoar a legislação para garantir que a promoção de equidade e justiça fiscal seja permanente O Congresso Nacional aprovou projeto de lei (PLN 1/25) que permite que as mudanças propostas pelo governo no Imposto de Renda de Pessoas Físicas vigorem por tempo indeterminado e não apenas por cinco anos.

CONTINUAR LENDO

RECEITA FEDERAL LANÇA SÉRIE DE PROGRAMAS SOBRE A REFORMA TRIBUTÁRIA

Todos os episódios são apresentados pelo Secretário Especial Robinson Barreirinhas, que reúne servidores da Receita Federal, além de convidados

CONTINUAR LENDO

MATERIAIS
GRATUITOS

Guia da Tributação

Guia da Tributação

E-book Guia da Tributação: como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa

BAIXE GRÁTIS
Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Saiba como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa.

BAIXE GRÁTIS

Ver mais conteúdos