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5 dicas para estruturar a sua empresa para crescer em 2018

Quer saber como estruturar sua empresa para crescer ainda mais em 2018? Confira nossas dicas para melhorar sua capacidade de escalar grandes resultados.

Última atualização: 28/02/2018

Em 2017, as empresas brasileiras certamente enfrentaram muitos desafios. E, para o próximo ano, a perspectiva é de que o cenário siga exigindo uma gestão cada vez mais íntegra e eficaz. A missão de estruturar sua empresa para crescer, portanto, deverá seguir firme em 2018. Mas, você já sabe o que deve fazer ainda neste ano para viabilizar o desenvolvimento do negócio nos meses desse novo ciclo? Neste post, você vai ter acesso a dicas valiosas para ajustar as operações e os recursos do seu negócio, assegurando a capacidade de escalar a produtividade e de angariar resultados cada vez mais expressivos e consistentes. Preparado? Vamos em frente e boa leitura!

Como estruturar sua empresa para crescer

1. Encontre (e fortaleça) o seu diferencial competitivo

Em um mercado altamente competitivo, é importante que você conheça seu produto (ou serviço) de forma profunda, capacitando-se para ressaltar atributos que são valorizados pelo seu público-alvo. Além disso, também vale lembrar de que o diferencial competitivo pode partir de uma operação interna.  Ao alavancar procedimentos logísticos, por exemplo, você pode desencadear um fluxo mais eficiente e ágil de entregas, satisfazendo o consumidor que deseja mais rapidez no acesso à mercadoria.

2. Defina metas e trace um plano para alcançá-las

Para crescer, é fundamental que os gestores se dediquem a estabelecer as metas que devem ser alcançadas pela empresa — inclusive estipulando prazos críveis para atingi-las. Dessa forma, a construção de um planejamento estratégico e consistente, que contemple a definição dos objetivos prioritários e o plano de ação para concretizá-los, é indispensável à gestão orientada a resultados. Certifique-se de manter a coerência e de pautar as táticas em ações passíveis de execução. Seja otimista e incisivo, mas jamais ampare as decisões em cenários ilusórios.

3. Revise padrões e ajuste operações

É bastante comum que o status quo (expressão latina que significa “no estado das coisas”) iniba inovações que seriam determinantes ao sucesso da empresa. Cabe ao gestor, portanto, a tarefa de revisar padrões estabelecidos e — caso note que estão ultrapassados e são passíveis de aprimoramento —, encabeçar a reformulação operacional. Lembre-se: o mercado é um ambiente dinâmico e bastante volátil. O que funciona hoje pode não ser efetivo amanhã. Você deve estar preparado para lidar com as mudanças.

4. Organize e automatize processos

Uma vez revisitadas, as rotinas da empresa devem se manter organizadas e produtivas. Para isso, a simplificação de operações e a automatização de processos são etapas essenciais à melhora no desempenho da equipe. E, por consequência, também da empresa como um todo. Para o próximo ano, o investimento em tecnologia de gestão deve ser considerado com seriedade. Afinal, apenas ao contar com ferramentas eficientes e seguras, capazes de contribuir para a otimização de recursos empresariais, é possível alcançar as metas definidas com mais objetividade e pertinência.

5. Levante resultados e monitore performance

Não basta, porém, empreender mudanças no contexto organizacional e, após as melhorias, negligenciar o acompanhamento de seus efeitos. A atividade gerencial pressupõe o monitoramento contínuo dos resultados operacionais e administrativos, contribuindo diretamente para uma atuação mais sólida e lucrativa. De modo a garantir a eficiência das estratégias, atuando proativamente para estruturar sua empresa para crescer, os gestores devem se preocupar com o levantamento dos dados que traduzem a performance do negócio. Assim, mesmo com os desafios que o próximo ano trará, você estará mais preparado para enfrentá-los. Que tal também revisar o regime tributário? Confira tudo sobre os regimes em nosso guia da tributação.
Marlian

MARLIAN CONTABILIDADE

Empresa



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