0 Comentários Por: /

Conheça 5 softwares de gerenciamento de projetos que vão melhorar o desempenho de sua equipe

Os softwares de gerenciamento de projetos são capazes de subsidiar trabalhos de gestão dentro e fora das organizações e, justamente por isso, são indispensáveis. Com esses sistemas, é possível organizar ações, melhorar o controle das informações, manter a equipe atualizada, reduzir custos operacionais e acompanhar resultados.

Em meio a inúmeras opções existentes no mercado, listamos, a seguir, os 5 programas mais utilizados para gerenciar projetos. Confira!

5 softwares de gerenciamento de projetos que você deve considerar para a sua empresa

1. Trello

O Trello é baseado no sistema de gestão de projetos criado por Taiichi Ohno, ex-presidente da Toyota. Cada função a ser desempenhada é representada por 3 cartões — tarefas a serem feitas, em andamento e finalizadas — o que permite visualizar um projeto de forma instantânea e intuitiva.

Para cada atividade, é possível adicionar colaboradores, criar checklists, anexar arquivos e fazer comentários. É tudo muito simples e eficaz.
Disponível para: Android, iOS, Mac e Windows.

Valor: gratuito.

2. Asana

A ferramenta elaborada por Justin Rosenstein e Dustin Moskovitz (dois ex-funcionários do Facebook) para gerenciar projetos e fluxos permite que os utilizadores configurem interfaces conforme suas necessidades e padrões de produtividade. O Asana concede mais flexibilidade no controle de funções, notifica avanços, prazos e mantém todo o processo em ordem.
Disponível para: Android e iOS.

Valor: gratuito para até 15 usuários.

3. MS Project

O Microsoft Project é um programa que atua em diferentes etapas da gestão de projetos. Contudo, ele está diretamente relacionado às fases de controle e planejamento de um projeto.

A utilização desse software é indispensável para obter sucesso na execução de planos predefinidos. Por meio de suas funcionalidades, gestores conseguem administrar recursos, formar cronogramas, computar orçamentos, estudar oportunidades de crescimento, medir o desempenho e avaliar riscos.

Além disso, também elabora e programa tarefas, estabelece limites de custos, controla prazos, determina recursos e o nível de relevância de um projeto.

Disponível para: Android, iOS, Mac e Windows.

Valor: pago.

4. Todoist

Considerado um concorrente direto do Trello, o Todoist garante uma gama enorme de customizações, simplificando a adaptação para os mais diferentes usuários/equipes. Sua interface é bastante dinâmica e intuitiva, e seu arranjo divide projetos e tarefas.

O app ainda programa avisos sobre prazos conforme as prioridades do usuário. Adapta-se com facilidade ao Getting Things Done (GTD) — metodologia mais utilizada no mundo corporativo.

Além disso, a ferramenta pode acompanhar seu “karma”, uma espécie de índice de evolução e produtividade que avança conforme os pontos das tarefas concluídas vão sendo adquiridos.

Disponível para: Android, iOS, Mac e Windows.

Valor: gratuito.

5. Basecamp

O Basecamp foi desenvolvido pensando em profissionais de diversos departamentos que atuam em conjunto no mesmo círculo de projetos e funções. A sua interface dinâmica — que torna sua implantação mais ágil e com baixo custo — garante que várias pessoas estejam cientes, simultaneamente, sobre o andamento das atividades.

Desse modo, discussões, reuniões e retrabalhos são eliminados mais facilmente. Os projetos podem ser segmentados em 12 níveis de prioridade, de acordo com as demandas/necessidades do negócio. Assim como em outras ferramentas, é possível inserir arquivos e tags (rótulos) para tarefas, tornando-as mais dinâmicas.

Disponível para: Android, iOS, Mac, Windows.

Valor: teste gratuito para até 60 dias.

Esperamos que as nossas sugestões de softwares de gerenciamento de projetos ajudem você a encontrar as melhores opções para a sua empresa. Aproveite e baixe todos para fazer testes e descobrir quais são mais compatíveis com suas atividades e demandas.

Gostou do post? Então não deixe de assinar nossa newsletter para receber mais novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.