0 Comentários
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Por: /

Como a análise de balanço ajuda no controle gerencial de uma empresa?

Administrar uma empresa é uma tarefa tão exigente e complexa que, infelizmente, é comum que questões básicas e fundamentais para um controle gerencial de qualidade sejam, às vezes, negligenciadas. Um bom exemplo disso é quando a análise de balanço não tem a devida atenção, o que acaba comprometendo a saúde financeira de todo o empreendimento.

Para qualquer bom profissional de administração, não deve existir dúvida sobre a importância de mensurar os resultados para gerir de forma eficaz. Assim, é imprescindível realizar a análise de balanço periodicamente de forma adequada para medir e identificar os fatores que influenciam o diagnóstico financeiro da empresa.

Neste artigo, você confere a importância da realização da análise de balanço e como isso é determinante para um controle gerencial eficiente. Acompanhe!

A análise de balanço

O processo de realizar a análise de balanço consiste em levantar dados financeiros de um determinado período — como lucro, receitas, despesas e patrimônio líquido — e compará-los aos períodos anteriores. Com isso, é possível traçar interpretações, projeções e soluções para o futuro da empresa.

Funcionamento da análise de balanço

O balanço patrimonial é basicamente dividido entre informações dos ativos e passivos. Os primeiros são o conjunto de itens que agregam ao patrimônio da empresa, como bens e valores.

Já o segundo caso — os passivos — representam as obrigações e itens que são deduzidos do patrimônio, como contas. Desta forma, o balanço tem uma estrutura simples, porém, extremamente poderosa.

Dados sendo analisados no controle gerencial.Impactos da análise de balanço no controle gerencial

A função da análise de balanço é fornecer informações valiosas sobre a saúde financeira da empresa, o que revela aspectos de diversos setores. Essa prática serve como um diagnóstico fiel do patrimônio e das atividades do negócio.

Portanto, a análise patrimonial é fundamental para um controle inteligente, já que essa é a maneira mais precisa de ter uma base sólida para realizar uma gestão financeira estratégica e um planejamento administrativo fiel aos objetivos da empresa.

Formas de realizar a análise de balanço

Apesar de simples, uma empresa pode ter vários empecilhos para realizar um balanço patrimonial que possa ser utilizado de forma estratégica em seu planejamento. Um dos principais obstáculos comumente enfrentados é a falta de recursos na área contábil para que seu próprio setor consiga realizar sozinho a análise de forma adequada.

Por isso, além de treinamentos e contratações para suprir essa demanda, uma solução muito empregada pelas empresas é a busca de auxílio profissional especializado para realizar essas atividades.

É impossível administrar uma empresa às cegas e, por isso, é crucial que o balanço patrimonial esteja atualizado e seja confiável. Afinal, essa ferramenta tão importante pode ser a solução para a realização de um planejamento estratégico realmente inteligente.

Como você pôde perceber, a missão de estabelecer um controle gerencial com excelência é extremamente importante para a saúde de uma empresa e, por isso, você deve sempre contar com um recurso tão essencial.

Gostou do texto? Para buscar auxílio e fortalecer o controle gerencial, entre em contato conosco! Temos tradição e a solução contábil perfeita para sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.