Home > Blog >

Sua empresa precisa reduzir custos? Saiba como fazer!

Acompanhe nossas dicas preciosas sobre como reduzir custos na sua empresa, melhor a saúde financeira e alcançar melhores resultados.

Última atualização: 28/02/2018

Reduzir custos na empresa é uma das tarefas recorrentes de qualquer gestor. Afinal, a partir de um controle financeiro estabelecido previamente, é possível tomar as decisões corretas, investir estrategicamente e, como consequência, crescer no mercado. Essa atividade, porém, está longe de ser algo absolutamente simples e, por isso, requer atenção, análise e dedicação. Como se preparar para isso? O que você pode fazer para contribuir? Pensando nisso, preparamos este post para lhe ajudar a conseguir melhores números para o seu negócio. Continue lendo o texto até o fim para encontrar dicas úteis e informações relevantes sobre o tema!

Identifique gargalos para reduzir custos na empresa

A palavra "gargalo" tem diferentes significados. Um deles, segundo o dicionário Caldas Aulete digital, é "Estreitamento físico ou funcional que impede o fluxo de pessoas e veículos, ou de documentos, soluções, etc". Ou seja, é imprescindível identificar em quais processos ou operações os recursos não fluem corretamente. A existência de um gargalo na operação, sendo ele operacional, administrativo ou financeiro significa que pelo menos um processo está desperdiçando recursos ou trabalhando abaixo da capacidade. E muitas vezes são vários processos que desperdiçam recursos ou tempo devido a um gargalo em uma etapa anterior. Afinal, esse tipo de gasto implica diretamente no desperdício. Quando é evitado, você ganha agilidade na resolução de problemas e aprimora a saúde das finanças. Ferramentas de gestão como relatórios administrativos, financeiros e contábeis são essenciais para a identificação de gargalos. Conte com o apoio de serviços contábeis profissionais, tendo em vista que eles são ótimos para fazer esse tipo de mapeamento.

Controle os gastos

Seguindo a linha do tópico anterior, você encontrará variados gargalos em sua empresa. Feito isso, analise bem como um gasto impacta sua atividade e verifique se há ou não a possibilidade de diminuí-lo. As seguintes perguntas podem ajudar:
  • É realmente necessário pagar por um plano de internet de valor elevado?
  • O que pode ser feito para reduzir as contas de água, telefone e energia?
  • Existem softwares que possam otimizar os processos a fim de aumentar a produtividade e o desempenho dos colaboradores?
Nem sempre é possível eliminar um gargalo na sua empresa, quando isto ocorre, é necessário reajustar seu negócio para que não haja desperdícios nos processos afetados pelo gargalo. Por exemplo, se você possui um gargalo na sua produção que não é possível solucionar a curto prazo, não há motivo para manter uma estrutura de logística maior do que o mesmo. Ao refletir sobre essas questões, você provavelmente fará uma revisão a respeito de métodos e hábitos que não contribuem para que seu negócio feche um balanço com índices positivos e crescentes.

Adeque o regime tributário

Estar enquadrado em um regime tributário que não condiz com seus ganhos e despesas pode gerar muitos problemas no futuro, sejam financeiros ou até mesmo legais. Além disso, você também pode despender valores que superam a tributação na qual o seu negócio deveria se enquadrar. Converse com seu contador, para determinar que sua empresa esteja sempre na melhor opção tributária, e leia nosso guia sobre as vantagens de cada regime.

Planeje o estoque

Caso você tenha de lidar com um estoque para exercer suas atividades, tenha um planejamento de todos os aspectos que envolvem a compra de produtos, a validade, o armazenamento, as reposições e a logística. Essa prática é recomendável porque afasta os dispêndios desnecessários, que geralmente são consequências de uma má estruturação prévia dessas demandas. Conheça seus gargalos de produção e mantenha seu estoque de acordo. Seguindo essas dicas e contando com o auxílio de profissionais qualificados, você não encontrará dificuldades para reduzir custos na empresa. Assim, ela funcionará melhor e, de forma progressiva, alcançará uma rentabilidade mais satisfatória. Por isso, programe-se, faça as contas e tome as melhores decisões, ok? Se você gostou deste texto e quer encontrar outros conteúdos sobre finanças, siga nossos perfis nas redes sociais! Estamos no LinkedIn e no Facebook.
Marlian

MARLIAN CONTABILIDADE

Empresa



MATÉRIAS RELACIONADAS

USO DE BENS DA EMPRESA POR SÓCIOS PODE GERAR NOVA ONDA DE TRIBUTAÇÃO COM A REFORMA TRIBUTÁRIA

A Reforma Tributária promete simplificar o sistema, mas também traz armadilhas que não podem ser ignoradas

CONTINUAR LENDO

RECEITA ORIENTA EXPORTADORES ATINGIDOS POR TARIFAS DOS EUA SOBRE COMO SE BENEFICIAR DO PLANO BRASIL SOBERANO

Medidas já regulamentadas trouxeram alívio tributário e prioridade em restituições O Ministério da Fazenda anunciou, em agosto, por meio da Portaria MF nº 1.862/2025, um conjunto de medidas de apoio a pessoas jurídicas exportadoras de bens que forem impactadas pela imposição de novas tarifas adicionais sobre exportações aos Estados Unidos da América.

CONTINUAR LENDO

A PEJOTIZAÇÃO SOB A ÓTICA TRIBUTÁRIA

Modelo ganha fôlego com reforma tributária, mas riscos trabalhistas e impacto na Previdência seguem em debate

CONTINUAR LENDO

MATERIAIS
GRATUITOS

Guia da Tributação

Guia da Tributação

E-book Guia da Tributação: como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa

BAIXE GRÁTIS
Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Saiba como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa.

BAIXE GRÁTIS

Ver mais conteúdos