Home > Blog >

SENADO APROVA NOVO ENQUADRAMENTO DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS E PRESTADORES DE SERVIÇOS DE TERCEIROS, COMO AGÊNCIAS DE TURISMO

Última atualização: 08/07/2022

De autoria do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, o projeto inclui os serviços de representação comercial e demais atividades de intermediação de negócios e serviços de terceiros no rol de segmentos que pagam menos impostos na tabela do Simples Nacional. Na prática, os revendedores e agências de turismo, por exemplo, estarão sujeitos às alíquotas que variam de 6% a 17,42%. Hoje, eles recolhem tributos na faixa de 16,93% a 22,45%. Paulo Paim lembrou que os representantes comerciais já estão enquadrados no Simples Nacional, mas pagando mais impostos. Muitos desses profissionais, segundo ele, preferem declarar pelo lucro presumido para terem uma taxação menor.

Esse projeto atende aos interesses dos representantes comerciais, reduz a carga tributária e ajudará com isso aumentar a formalidade no setor, gerando mais arrecadação para o estado e contribuindo muito para a geração de emprego e de renda no setor. 

O relator, senador Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso, avalia que o projeto faz justiça com os representantes comerciais e com prestadores de serviços a terceiros.

Traz um enquadramento para todos os nossos representantes comerciais no mesmo nível dos nossos corretores de imóveis. Todas essas duas categorias são extremamente importantes para que os negócios fluam no Brasil, principalmente, no momento da pandemia, a atuação que tivemos uma depressão, mas eles estavam lá para que os negócios fossem feitos.

Aprovado pelo Senado, o projeto que reduz os impostos para representantes comerciais e prestadores de serviços a terceiros segue para a Câmara dos Deputados.

Fonte: Senado Federal (https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2022/07/06/senado-aprova-beneficio-tributario-para-representantes-comerciais-e-prestadores-de-servicos-a-terceiros)

Marlian

MARLIAN CONTABILIDADE

Empresa



MATÉRIAS RELACIONADAS

RELATOR DE 2º PROJETO DE REGULAMENTAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA ADIA PARECER A PEDIDO DA FAZENDA

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) decidiu adiar a apresentação de seu parecer sobre o Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2024, que regulamenta o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Não há previsão para a publicação do relatório.

CONTINUAR LENDO

PILOTO PARA TESTAR SISTEMAS DA REFORMA TRIBUTÁRIA DO CONSUMO - CBS TEM INÍCIO EM 1º DE JULHO

Em 1º de julho, a Receita Federal inicia o piloto que tem como objetivo testar e aprimorar os sistemas e processos relativos à Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) no âmbito da Reforma Tributária do Consumo (RTC).

CONTINUAR LENDO

SANTA CATARINA ZERA ICMS SOBRE CESTA BÁSICA E LANÇA PACOTE DE ESTÍMULO ECONÔMICO

O Governo de Santa Catarina apresentou um pacote de medidas que visa reduzir o custo de alimentos essenciais e impulsionar a economia estadual. Dentre as propostas, destaca-se a isenção total do ICMS sobre itens básicos como arroz, feijão e farinhas de trigo, milho, mandioca e arroz, reduzindo a alíquota de 7% para 0%.

CONTINUAR LENDO

MATERIAIS
GRATUITOS

Guia da Tributação

Guia da Tributação

E-book Guia da Tributação: como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa

BAIXE GRÁTIS
Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Saiba como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa.

BAIXE GRÁTIS

Ver mais conteúdos