Home > Blog >

REFORMA DE IR E FOLHA DE PAGAMENTOS TERÁ QUE SER APRESENTADA EM ATÉ 90 DIAS APÓS TRIBUTÁRIA

Última atualização: 13/11/2023

A reforma do Imposto de Renda (IR) e da folha de pagamentos deverá ser apresentada em até 90 dias após a aprovação da reforma do consumo.

O relator da reforma do consumo no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), acatou emenda do senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) com a regra. O relatório foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa nesta terça-feira (7).

Na versão anterior do parecer, o projeto de lei que reforma IR e folha deveria ser apresentado em até 180 dias. O prazo foi diminuído pela metade. “Entendo que a redução dos prazos é meritória e, portanto, acato a emenda”, disse Braga.

O relator também acatou trecho que diminui de 240 para 180 dias o prazo para apresentação dos projetos de lei complementar que regulamentam a reforma do consumo.

O mesmo artigo prevê que eventual arrecadação adicional da União decorrente das reformas da renda pode ser considerada como fonte de compensação para redução da tributação incidente sobre a folha e sobre o consumo.

O secretário extraordinário da reforma tributária, Bernard Appy, comentou em entrevista à CNN no mês de agosto os efeitos do artigo.

“Vamos ter a discussão do imposto de renda e, se houver a possibilidade de arrecadar mais, o dispositivo diz que esses recursos podem ser usados para reduzir o IVA e tributação sobre a folha”.

Apesar de eventual aumento da arrecadação com renda permitir diminuir a alíquota do IVA, Appy indica que o ideal seria utilizar esse avanço para aliviar a tributação da folha.

Ele destaca que isso é uma opinião pessoal, não a visão institucional da equipe econômica.

“Acho que é melhor [aliviar para a folha], tanto do ponto de vista distributivo quanto do crescimento econômico, se for bem feita essa mudança. Mas isso vai depender do Congresso [em aprovar as medidas para a renda], porque a situação fiscal do país faz com que a compensação seja necessária”, completa.

Fonte: CNN

https://portalcontabilsc.com.br/noticias/reforma-de-ir-e-folha-de-pagamentos-tera-que-ser-apresentada-em-ate-90-dias-apos-tributaria/
Marlian

MARLIAN CONTABILIDADE

Empresa



MATÉRIAS RELACIONADAS

USO DE BENS DA EMPRESA POR SÓCIOS PODE GERAR NOVA ONDA DE TRIBUTAÇÃO COM A REFORMA TRIBUTÁRIA

A Reforma Tributária promete simplificar o sistema, mas também traz armadilhas que não podem ser ignoradas

CONTINUAR LENDO

RECEITA ORIENTA EXPORTADORES ATINGIDOS POR TARIFAS DOS EUA SOBRE COMO SE BENEFICIAR DO PLANO BRASIL SOBERANO

Medidas já regulamentadas trouxeram alívio tributário e prioridade em restituições O Ministério da Fazenda anunciou, em agosto, por meio da Portaria MF nº 1.862/2025, um conjunto de medidas de apoio a pessoas jurídicas exportadoras de bens que forem impactadas pela imposição de novas tarifas adicionais sobre exportações aos Estados Unidos da América.

CONTINUAR LENDO

A PEJOTIZAÇÃO SOB A ÓTICA TRIBUTÁRIA

Modelo ganha fôlego com reforma tributária, mas riscos trabalhistas e impacto na Previdência seguem em debate

CONTINUAR LENDO

MATERIAIS
GRATUITOS

Guia da Tributação

Guia da Tributação

E-book Guia da Tributação: como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa

BAIXE GRÁTIS
Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Saiba como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa.

BAIXE GRÁTIS

Ver mais conteúdos