Home > Blog >

RECEITA FEDERAL ORIENTA O VIAJANTE INTERNACIONAL COM O “GUIA DO VIAJANTE”

Última atualização: 10/03/2023

Lançado há vários anos e com atualização recente, o Guia do Viajante é um verdadeiro manual para o brasileiro que viaja ao exterior ou para quem visita nosso país.

osso comprar produtos no exterior até que valor para trazer “na mala” para o Brasil? E no “free-shop”? Posso trazer quantas garrafas de bebidas? Posso levar em viagem ao exterior qualquer quantia em dinheiro em espécie sem declarar à Receita Federal?"

Qual viajante nunca teve dúvidas como essas? Essas e diversas outras questões relativas a viagens internacionais estão esclarecidas na página da Receita Federal na Internet. Lançado há vários anos e com atualização recente, o GUIA DO VIAJANTE é um verdadeiro manual para o brasileiro que viaja ao exterior ou para quem visita nosso país.

O viajante encontrará diversos esclarecimentos organizados em uma plataforma de fácil leitura, voltada para quem mais necessita da informação. Qualquer orientação pode ser encontrada facilmente, quase sempre associada a ilustrações, tabelas e vídeos.

O Guia é dividido em três áreas:

  • Entrada no Brasil: concentra a principal fonte de informações do viajante, consolidando todo o conteúdo que ele precisa saber para que não tenha problemas ao passar pela Receita Federal quando retornar ao país. As principais dúvidas do cidadão foram consideradas na elaboração de páginas que explicam didaticamente o que pode ser considerado como bagagem, o que pode ser incluído na cota de isenção, o que deve ser declarado à Receita Federal, dentre outros temas importantes.
  • Saída do Brasil: procedimentos a serem observados pelo viajante que está saindo país, seja aquele que irá fazer uma simples viagem de turismo, seja quem está se mudando definitivamente.
  • e-DBV: apresenta o sistema eletrônico que a Receita Federal disponibiliza para o viajante preencher e transmitir sua declaração, a ser apresentada à aduana no embarque ou desembarque, exercendo assim o cumprimento espontâneo de suas obrigações. Aqui poderão ser encontradas desde informações do que é uma e-DBV, até um detalhado passo a passo de como utilizá-la e o próprio link de acesso para preenchê-la online.
  • O manual traz ainda uma área complementar, o “Saiba Mais”, provendo o usuário com informações que auxiliam no entendimento dos principais assuntos relacionados à bagagem. É o que se encontra nos ícones de Glossário, Legislação, Links Úteis e Publicações.
  • Além disso, o leitor encontrará um valioso acervo de perguntas e respostas, com casos reais e orientações precisas sobre como deve proceder em situações específicas de sua chegada ou partida.
  • Receita Federal: orientando o cidadão com todo o respeito, transparência e facilitação no cumprimento das obrigações aduaneiras.

Fonte: Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2023/marco/receita-federal-orienta-o-viajante-internacional-com-o-201cguia-do-viajante201d?utm_smid=10451717-1-1)

Marlian

MARLIAN CONTABILIDADE

Empresa



MATÉRIAS RELACIONADAS

SUPREMO FORMA MAIORIA A FAVOR DA COBRANÇA DO DIFAL DESDE 2022

O Plenário do Supremo Tribunal Federal formou maioria, nesta quinta-feira (7/8), para validar a cobrança do diferencial de alíquota (Difal) do ICMS desde 2022. Mais cedo, o presidente da corte, ministro Luís Roberto Barroso, havia pedido vista no processo, mas o ministro Gilmar Mendes adiantou seu voto, acompanhando a corrente que somava cinco votos antes da suspensão do julgamento.

CONTINUAR LENDO

SPLIT PAYMENT E REFORMA TRIBUTÁRIA: IMPLICAÇÕES FISCAIS E FINANCEIRAS PARA AS EMPRESAS

O split payment, trazido pela reforma tributária, automatiza a arrecadação e impacta o capital de giro das empresas, exigindo adaptação tecnológica e jurídica.

CONTINUAR LENDO

SENADO APROVA ISENÇÃO DE IR PARA QUEM GANHA ATÉ DOIS SALÁRIOS-MÍNIMOS

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (7) a isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para quem recebe até dois salários mínimos, o equivalente a R$ 3.036. O Projeto de Lei (PL) 2.692/2025 segue para a sanção presidencial. A isenção valerá a partir do mês de maio do ano-calendário 2025.

CONTINUAR LENDO

MATERIAIS
GRATUITOS

Guia da Tributação

Guia da Tributação

E-book Guia da Tributação: como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa

BAIXE GRÁTIS
Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Saiba como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa.

BAIXE GRÁTIS

Ver mais conteúdos