O Brasil é reconhecidamente um dos países mais burocráticos do mundo. A maior parte das
obrigações do cidadão está envolvida em sistemas complexos e lentos. Um exemplo é a declaração de imposto de renda.
O IR (imposto de renda) é a declaração que as pessoas físicas precisam fazer todo ano (para quem recebe a partir de R$ 28.599,70 no ano) e para não correr o risco de cair na malha fina ou pagar mais tributos, recomenda-se contratar um contador.
Se você se encontra nessa situação, este artigo é para você. Aqui estão três dicas práticas para declarar o imposto de renda de forma rápida e sem complicações. Confira!
1. Reúna a documentação necessária com antecedência
A verdade é que deixar para fazer tudo em cima da hora nunca funciona. É praticamente impossível realizar tarefas de um ano em apenas alguns dias ou horas. Então, para não se atrapalhar no momento da declaração do imposto de renda, é importante
entender os principais termos e reunir e armazenar separadamente todos os documentos que serão necessários no processo, bem como os documentos próprios e dos dependentes.
2. Planeje-se e saiba escolher entre a declaração completa ou simplificada
Existem duas formas de declaração: completa e simplificada. Por isso é necessário um planejamento prévio e a escolha da melhor opção para diminuir os gastos com o tributo.
Caso não tenha muita despesa para deduzir, a declaração simplificada é sempre mais vantajosa, pois trará um valor maior na hora da restituição. Mas, se as deduções ultrapassarem o limite de R$16.754,34, a melhor opção é a declaração completa.
Por isso, um planejamento prévio é importante, pois dará a possibilidade de ter os melhores resultados.
3. Mantenha organização e clareza nas informações

Como o sistema funciona perfeitamente na hora de cruzar informações e encontrar erros nos dados fornecidos, é fundamental organizar todos os documentos e ser claro nos informativos , assim como efetuar a guarda os documentos comprobatórios pelo período de cinco anos .
Agora você já sabe como fazer declaração de imposto de renda de forma rápida e prática. Siga as dicas que apresentamos e reúna a documentação com antecedência, escolha a forma de declaração ideal para as suas despesas e receitas, e planeje-se. Dessa forma, conseguirá se manter longe das garras do leão e se
estruturar para crescer.
Gostou do artigo? Conhece amigos que têm dúvidas sobre como fazer declaração de imposto de renda? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e no seu círculo profissional.