Atualmente, no mundo corporativo, o tema inovação é colocado como diferencial competitivo. No Brasil, é cada vez mais relevante para as organizações de todos os portes e atuações, em função do acirramento da competição em tempos de crise. Elas estão posicionando uma gestão inovadora entre suas prioridades, porém grande parcela ainda enfrenta inúmeros e complexos obstáculos. Mas o que é
inovação?
Os principais dicionários dizem: inventar, criar, renovar. Outro verbo pouco utilizado, que no entanto deve ser amplamente considerado é evoluir. A mudança, por si só, não traz ganhos necessariamente. São inerentes à inovação os resultados obtidos, em forma de eficiência e/ou eficácia. Inclusive há uma
legislação nacional para incentivo à inovação e à pesquisa.
Agora dotado do conceito de inovação, torna-se importante desmistificar que ela ocorre só por meio de invenção. Há dois modelos que estão bem incorporados à literatura da área: incremental ou disruptivo. O primeiro deles visa aperfeiçoar o que já existe, é resultante do processo de
melhoria contínua. Já o segundo modelo visa romper com os paradigmas existentes. É algo puro e inventivo.
Se pensarmos em um carro, um modelo melhorado de um ano para outro é incremental; um novo modelo no mercado é disruptivo. É evidente que você está atento que há demanda por gestão inovadora no mundo corporativo.
Neste artigo vamos mostrar cases de sucesso no âmbito nacional e internacional, que já são referências para empreendedores. Aproveite a leitura e confira!
1. Gol Linhas Aéreas
Em 2001, a
Gol começou suas atividades, a partir de um grupo empresarial vindo do ramo de transportes terrestres. Alguns passos do roteiro de sucesso dessa empresa inovadora:
- analisou bem seus atributos positivos e negativos;
- pesquisou, conheceu, conversou com clientes no mercado, tabulando tudo o que foi possível sobre os clientes e os concorrentes;
- reduziu os custos;
- montou seu planejamento estratégico visando conquistar os clientes de baixa renda;
- vendeu-se ao mercado com o lema: “Aqui todo mundo pode voar”, possibilitando o acesso ao transporte aéreo para todos os públicos.
Abocanhou um mercado inexplorado.
Até 1999, duas empresas polarizavam a disputa no mercado cervejeiro: Brahma e Antarctica. Por meio de uma surpreendente fusão, a companhia deu um salto no mercado — inclusive internacional — como uma das maiores do mundo. Inovou pela sua gestão, planejando e administrando esse grande conglomerado.

Em 2008, duas pessoas em Paris tiveram dificuldades em pegar um táxi. Surgiu assim uma empresa tão inovadora, que até a legislação brasileira não contempla essa situação. Começou como um aplicativo para solicitar carros pretos e hoje tem um bilhão de conexões. Investiu no relacionamento com os clientes.
Dois estudantes da Universidade de Stanford discutiam ideias e concluíram que a busca de informações de forma organizada ajudaria as pessoas. Uma empresa inovadora que traz princípios como:
- a inovação vem de qualquer lugar;
- aposte nos conhecimentos técnicos;
- dê aos funcionários 20% do tempo.
Valorizou o talento das pessoas, dando espaço e voz para o surgimento e o desenvolvimento de ideias.
As empresas citadas e outras que são inovadoras têm em comum alguns pontos que podem ser trabalhados em sua organização:
Pense: a gestão inovadora pode aparecer de diferentes formas em seu negócio. Como nova mercadoria ou serviço, abertura de um novo mercado para o produto que já existe, aperfeiçoamento de processos, nova opção logística e de armazenagem, entre outras.
Curtiu o artigo sobre gestão inovadora? Então, assine a
nossa newsletter e mantenha-se sempre informado com os nossos conteúdos!