Home > Blog >

SENADO APROVA NOVO ENQUADRAMENTO DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS E PRESTADORES DE SERVIÇOS DE TERCEIROS, COMO AGÊNCIAS DE TURISMO

Última atualização: 08/07/2022

De autoria do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, o projeto inclui os serviços de representação comercial e demais atividades de intermediação de negócios e serviços de terceiros no rol de segmentos que pagam menos impostos na tabela do Simples Nacional. Na prática, os revendedores e agências de turismo, por exemplo, estarão sujeitos às alíquotas que variam de 6% a 17,42%. Hoje, eles recolhem tributos na faixa de 16,93% a 22,45%. Paulo Paim lembrou que os representantes comerciais já estão enquadrados no Simples Nacional, mas pagando mais impostos. Muitos desses profissionais, segundo ele, preferem declarar pelo lucro presumido para terem uma taxação menor.

Esse projeto atende aos interesses dos representantes comerciais, reduz a carga tributária e ajudará com isso aumentar a formalidade no setor, gerando mais arrecadação para o estado e contribuindo muito para a geração de emprego e de renda no setor. 

O relator, senador Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso, avalia que o projeto faz justiça com os representantes comerciais e com prestadores de serviços a terceiros.

Traz um enquadramento para todos os nossos representantes comerciais no mesmo nível dos nossos corretores de imóveis. Todas essas duas categorias são extremamente importantes para que os negócios fluam no Brasil, principalmente, no momento da pandemia, a atuação que tivemos uma depressão, mas eles estavam lá para que os negócios fossem feitos.

Aprovado pelo Senado, o projeto que reduz os impostos para representantes comerciais e prestadores de serviços a terceiros segue para a Câmara dos Deputados.

Fonte: Senado Federal (https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2022/07/06/senado-aprova-beneficio-tributario-para-representantes-comerciais-e-prestadores-de-servicos-a-terceiros)

Marlian

MARLIAN CONTABILIDADE

Empresa



MATÉRIAS RELACIONADAS

RECEITA FEDERAL PRORROGA PRAZO PARA ENTREGA DA DECLARAÇÃO FINAL DE ESPÓLIO E DA DECLARAÇÃO DE SAÍDA DEFINITIVA DO PAÍS

A Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2.263/2025, que prorroga o prazo para a entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País. O novo prazo, que também se aplica ao pagamento do imposto sobre a renda apurado nessas declarações, passa de 30 de abril para 30 de maio de 2025.

CONTINUAR LENDO

STF DEFINE SE INCIDE IMPOSTO DE RENDA EM DOAÇÃO ANTECIPADA DE HERANÇA

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou na última sexta-feira (25) a repercussão geral de um recurso em que a União busca cobrar o Imposto de Renda de um contribuinte que doou um imóvel à filha como forma de antecipar a herança do bem.

CONTINUAR LENDO

NOVA TABELA DO IR ENTRA EM VIGOR; VEJA O QUE MUDA

Começou a valer nesta quinta-feira (1º) a isenção do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para quem recebe até R$ 3.036 por mês, o equivalente a dois salários mínimos em valores atualizados.

CONTINUAR LENDO

MATERIAIS
GRATUITOS

Guia da Tributação

Guia da Tributação

E-book Guia da Tributação: como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa

BAIXE GRÁTIS
Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Saiba como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa.

BAIXE GRÁTIS

Ver mais conteúdos