Home > Blog >

SANCIONADA LEI QUE BENEFICIA A PRODUÇÃO DE SORVETES E PICOLÉS NO ESTADO

Última atualização: 20/01/2023

Entrou em vigor nesta semana a lei estadual que prevê a retirada do regime de substituição tributária do ICMS das operações de saída de picolés e sorvetes, bem como seus derivados e insumos, quando produzidos em Santa Catarina. A norma foi sancionada pelo governador Jorginho Mello (PL), nesta segunda-feira (16), conforme o Diário Oficial do Estado (DOE) nº 21.941, na forma da Lei 18.591/2023.

A legislação é fruto de projeto de lei de autoria do deputado Jerry Comper (MDB), aprovada pelos deputados em dezembro de 2022.  Conforme o autor, a medida visa fortalecer o segmento econômico no estado e a sua participação no mercado nacional. “Muitos dos compradores/comerciantes varejistas entendem que esse imposto antecipado como um custo adicional da mercadoria e, a partir daí, impõe sua margem de lucros sobre uma base de cálculo maior, resultado em preços não competitivos no varejo”, argumenta Comper.

O deputado reforça que a intenção da lei é de deixar o preço do sorvete fabricado no estado de Santa Catarina mais competitivo para o consumidor final, pois retira a obrigação da indústria em pagar o tributo. “Desta forma o nosso sorvete fica em pé de igualdade com os dos outros estados. Hoje a indústria recolhe o tributo, mas as redes atacadistas e varejistas colocam o valor adicional na mercadoria, só que não são eles que pagam o tributo.” Com o projeto a indústria fica desobrigada a pagar o tributo no início da cadeia tributária.

Fonte: Agência Alesc (https://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/noticia_single/sancionada-lei-que-beneficia-a-producaeo-de-sorvetes-e-picoles-no-estado)

Marlian

MARLIAN CONTABILIDADE

Empresa



MATÉRIAS RELACIONADAS

GUARAMIRIM LANÇA REFIS COM DESCONTOS DE ATÉ 100% NOS JUROS E 90% NAS MULTAS

A Prefeitura de Guaramirim lança, nesta sexta-feira (2), o Programa de Recuperação Fiscal – REFIS 2025, oferecendo condições especiais para que pessoas físicas e jurídicas regularizem seus débitos com o município. O período de adesão vai até o dia 30 de junho.

CONTINUAR LENDO

REFORMA TRIBUTÁRIA VAI AFETAR ATIVIDADES IMOBILIÁRIAS. VEJA O QUE MUDA

Com a reforma tributária, a cobrança dos novos CBS e IBS vai atingir até pessoas físicas que têm na locação de imóveis sua principal fonte de receita, desde que cumpridos alguns requisitos.

CONTINUAR LENDO

SUBVENÇÕES DE INVESTIMENTO E CRISE FEDERATIVA: O QUE ESTÁ EM JOGO NO STF

As subvenções de investimentos representam um dos principais instrumentos utilizados pelos estados para promover o desenvolvimento econômico regional. Por meio delas, os entes subnacionais renunciam parcialmente à arrecadação tributária, especialmente do ICMS, com o objetivo de estimular a implantação ou expansão de empreendimentos empresariais.

CONTINUAR LENDO

MATERIAIS
GRATUITOS

Guia da Tributação

Guia da Tributação

E-book Guia da Tributação: como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa

BAIXE GRÁTIS
Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Saiba como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa.

BAIXE GRÁTIS

Ver mais conteúdos

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ACEITAR