Home > Blog >

Desoneração da folha deve vir com reforma do IR

Última atualização: 21/07/2023

A desoneração da folha de pagamento – que permite que empresas paguem de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, no lugar de 20% sobre a folha de pagamento de salários– deve vir combinada com a reforma do IR (Imposto de Renda), afirmou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no último dia 18.  

Haddad falou que a reformulação virá “mais para o final do ano”, somente depois da aprovação da reforma tributária. Segundo ele, ainda não há definição de alíquotas para lucros e dividendos, nem para pessoa jurídica.

“Nós vamos começar as discussões internas da Fazenda, apresentar para a área econômica. Vamos fazer o mesmo protocolo que a gente sempre faz para as coisas saírem bem-feitas”, afirmou.

Em junho, foi aprovada pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado a prorrogação até 2027 do dispositivo que contempla 17 setores da economia.

Na época, Haddad disse não entender a “pressa” do Congresso para discutir a medida, já que seus benefícios estariam valendo até 31 de dezembro de 2023. A prorrogação ainda está em debate na Casa Alta.

A intenção da equipe econômica é de que a desoneração seja discutida na segunda fase da reforma tributária, que trata sobre a renda e o patrimônio. Neste momento, o foco é na mudança da tributação sobre o consumo.

https://www.poder360.com.br/economia/desoneracao-da-folha-deve-vir-com-reforma-do-ir-diz-haddad/

Marlian

MARLIAN CONTABILIDADE

Empresa



MATÉRIAS RELACIONADAS

GUARAMIRIM LANÇA REFIS COM DESCONTOS DE ATÉ 100% NOS JUROS E 90% NAS MULTAS

A Prefeitura de Guaramirim lança, nesta sexta-feira (2), o Programa de Recuperação Fiscal – REFIS 2025, oferecendo condições especiais para que pessoas físicas e jurídicas regularizem seus débitos com o município. O período de adesão vai até o dia 30 de junho.

CONTINUAR LENDO

REFORMA TRIBUTÁRIA VAI AFETAR ATIVIDADES IMOBILIÁRIAS. VEJA O QUE MUDA

Com a reforma tributária, a cobrança dos novos CBS e IBS vai atingir até pessoas físicas que têm na locação de imóveis sua principal fonte de receita, desde que cumpridos alguns requisitos.

CONTINUAR LENDO

SUBVENÇÕES DE INVESTIMENTO E CRISE FEDERATIVA: O QUE ESTÁ EM JOGO NO STF

As subvenções de investimentos representam um dos principais instrumentos utilizados pelos estados para promover o desenvolvimento econômico regional. Por meio delas, os entes subnacionais renunciam parcialmente à arrecadação tributária, especialmente do ICMS, com o objetivo de estimular a implantação ou expansão de empreendimentos empresariais.

CONTINUAR LENDO

MATERIAIS
GRATUITOS

Guia da Tributação

Guia da Tributação

E-book Guia da Tributação: como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa

BAIXE GRÁTIS
Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Infográfico: passo a passo para abrir uma empresa em Santa Catarina

Saiba como escolher a forma mais vantajosa para a sua empresa.

BAIXE GRÁTIS

Ver mais conteúdos